Deco alerta para hambúrgueres vegetarianos com muito sal 459

De acordo com a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, nem todas as opções de hambúrgueres vegetarianos que estão à venda no mercado são assim tão saudáveis. Dos 13 hambúrgueres vegetarianos analisados, cinco ultrapassam os teores aconselhados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O sal ultrapassa os teores aconselhados em cinco dos 13 hambúrgueres vegetarianos que comprámos. A informação escrita nos rótulos assim o revela”, indica a Deco no seu portal.

“O “Cem Porcento” Soja com Aveia é o pior exemplo: ao comer um hambúrguer de 100 gramas está a ingerir 1,8 gramas de sal, o equivalente a 36% do valor diário máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (cinco gramas)”, indica a Associação.

A Deco acrescenta ainda que “os malefícios do sal em excesso estão provados. Além de contribuir para o aumento da tensão arterial, também promove o desenvolvimento de doenças cerebrovasculares”.

No que se refere ao níveis de proteína, já há um equilíbrio.

“Já os níveis de proteína são equilibrados. A sua quantidade é um fator estrutural numa dieta vegetariana. Considerando entre 60 e 90 quilos, o peso médio adequado para homens e mulheres, contabilizámos como necessários entre 60 e 90 gramas de proteína diária. A maioria das amostras contém a dose certa de proteína. Mesmo considerando que os hambúrgueres são de vegetais, o equilíbrio entre os diferentes nutrientes não deve ser perdido de vista”, explica a Associação para a Defesa do Consumidor.

De uma análise que fizeram em 10 supermercados, em novembro do ano passado, a Deco apresenta uma lista de hambúrgueres com quatro e três estrelas, das principais marcas de hambúrgueres vegetarianos frescos, refrigerados ou ultracongelados. A escolha recaiu em hambúrgueres de soja, tofu, cereais e vegetais.

Entre os hambúrgueres que receberam quatro estrelas estão o “Cem Porcento” Vegan Tofu e Vegetais, o “Cem Porcento” Cenoura enriquecido com Algas Nori, o “Origens” Vegetarianos Bio e o “Salutem” Tofu e Cenoura.

Entre os que receberam três estrelas estão o “Cem Porcento” Soja Enriquecido com Aveia”, o “Gutbio” Vegetarianos de Proteína de Trigo e de Soja Bio, o “Sadiva” Vegetal, o “Vegin” Espinafres e o “Vegin” Góji.

Envie este conteúdo a outra pessoa