Covid-19: o que fizeram os nutricionistas que estiveram na linha da frente? 953

No site Pensar Nutrição, os nutricionistas Pedro Graça e Maria João Gregório, ambos professores na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, publicaram um artigo, no qual refletem sobre o que se produziu tecnicamente e o que fizeram os nutricionistas que estiveram na linha da frente da Covid-19.

Para isso, os nutricionistas ouviram três alumni FCNAUP, “respeitadas a nível nacional pelo seu trabalho de excelência”: Liliana Sousa, Cristina Teixeira e Graça Ferro.

“Estes depoimentos revelam o quanto os nutricionistas são peças essenciais no combate à Covid-19. E que podem fazer a diferença, tanto na prevenção como no combate a esta doença”, pode ler-se no artigo, que destaca como uma das razões para as intervenções de sucesso a integração de nutricionistas nas equipas multidisciplinares, nomeadamente no internamento.

Outro sublinhado parece ser a necessidade de uma intervenção precoce, tanto antes do internamento como nas fases precoces do internamento, e a necessidade de uma resposta integrada do sistema e dos nutricionistas, desde a prevenção até ao acompanhamento do doente após a alta hospitalar.

As declarações das três nutricionistas, na íntegra, podem ser lidas aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa