Britânicos querem taxar os produtos com elevado nível de açúcar 0 142

03 de Dezembro de 2015

O Parlamento britânico recomenda a criação de um imposto sobre os produtos com elevados níveis de açúcar. O objetivo, dizem, é controlar o excesso de peso entre as crianças e jovens.

A chamada fat tax é recomendada a todos os produtos, comida e bebida considerados “pouco saudáveis”. Mas os deputados britânicos vão mais longe e entendem também que seria importante proibir a realização de promoções sobre estes alimentos para dissuadir o seu consumo.

O estudo da Comissão de Saúde estima que os britânicos gastem cerca de 7240 milhões de euros em alimentos com excesso de açúcar. De acordo com Sarah Wollaston, do Partido Conservador, «um terço dos menores que terminam o ensino primário têm peso a mais ou são obesos».

Tal como chegou a acontecer em Portugal quando no ano passado se sugeriu introdução desta medida, o “Dinheiro Vivo” lembra que também no Reino Unido este parecer recebeu forte críticas do setor, com a Federação de Alimentos e Bebidas a acusar falta de isenção e transparência por parte dos deputados.

Envie este conteúdo a outra pessoa