“Bolhão + Saudável” leva a FCNAUP ao Mercado 1781

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e o Mercado do Bolhão, no Porto, uniram esforços com vista à promoção de hábitos alimentares saudáveis.

A iniciativa, intitulada “Bolhão + Saudável” e inserida no novo programa “Dias da Saúde no Bolhão”, é promovida pela Câmara Municipal do Porto e que quer “promover a literacia alimentar e na saúde, com uma base científica e rigorosa, gerando valor real para toda a comunidade”, informa a autarquia no seu portal informativo oficial.

Pedro Graça, diretor da FCNAUP, reiterou ao portal da autarquia a necessidade de “unir o know-how da academia com aquilo que é a cultura e a saúde dos cidadãos portuenses e todos aqueles que vierem a este mercado”. O responsável acredita que o projeto será capaz de “capacitar não só os comerciantes como todos os que por aqui passam a saber utilizar, da melhor forma, os alimentos e promover uma alimentação saudável”.

A primeira ação desta iniciativa acontecerá esta sexta-feira, dia 28 de abril, e vai priorizar o ovo com duas vertentes: uma de trabalho com os comerciantes, numa ótica de higiene e segurança, e outra com os visitantes, de forma a desconstruir mitos e compreender o real potencial deste alimento.

No entanto, o “Bolhão + Saudável” não é a única iniciativa que marca os “Dias da Saúde no Bolhão”. “NABo – Nutrição e Alimentação é no Bolhão”, em parceria com pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto, já contou com uma primeira sessão. Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, discutiu se “Somos o que comemos ou comemos o que somos?”.

“De Manhã Começa o Dia”, em parceria com o pelouro da Educação, é o terceiro projeto apresentado e quer criar boas práticas nas escolas.

Envie este conteúdo a outra pessoa