ASAE e EFSA lançam campanha sobre segurança alimentar 493

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) lançaram uma campanha informativa para ajudar os cidadãos a tomarem decisões alimentares informadas.

A campanha denominada por #EUChooseSafeFood pretende “ajudar a tomar decisões informadas sobre a escolha alimentar diária e explicar a ciência por detrás da segurança alimentar da UE”.

A iniciativa será realizada durante todo o verão de 2021.

“Visa aumentar a consciencialização sobre a ciência por trás dos nossos alimentos e contar a história dos cientistas que trabalham para garantir a segurança dos nossos alimentos. O seu objetivo geral é incentivar os cidadãos a pensarem criticamente sobre as suas escolhas alimentares diárias”, indica o portal da campanha.

É dirigida a um público de cidadãos não especializados, com idades entre os 25 e os 45 anos, com um enfoque extra nas mulheres e pais jovens.

A iniciativa pretende ajudar a compreender os rótulos e a compreender os aditivos, explicando as regras para uma alimentação com segurança e qualidade, assim como os regulamentos europeus que garantem que todas as alegações de saúde referenciadas são justificadas.

No portal da campanha tem conselhos sobre como manusear com segurança os alimentos em casa, evitando contaminações, assim como indicações sobre como se deve interpretar os rótulos, como é o caso das informação “consumir até” ou “consumir de preferência antes de”.

Para além disso, pode aceder a informações sobre alérgenos, doenças transmitidas por alimentos e segurança alimentar.

Pode consultar a campanha aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa