APN partilha “Manual de Intervenção Alimentar e Nutricional na covid-19” 392

A Associação Portuguesa de Nutrição partilhou o manual publicado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, denominado por “Manual de Intervenção Alimentar e Nutricional na covid-19”.

O manual indica que este “descreve de uma forma sistemática e, tendo em conta a evidência científica mais recente, um modelo integrado para a intervenção na área da alimentação e da nutrição, no contexto da covid-19”, e acrescenta “pretende-se reunir num só documento, destinado a profissionais de saúde, mas também a todos os interessados neste problema de saúde pública, diversas ferramentas e documentos, produzidos para acompanhar dinamicamente as necessidades identificadas em diferentes vertentes e fases da pandemia da covid-19”.

O manual encontra-se dividido em três partes. A primeira parte reflete sobre o impacto das medidas de confinamento e contenção social no consumo alimentar da população e descreve a importância da alimentação saudável neste contexto.

“Nomeadamente o planeamento e compra de alimentos, tendo em conta as boas práticas de higiene e segurança dos alimentos. Dedica-se ainda, uma parte importante, ao tema da insegurança alimentar, dando a conhecer ferramentas de diagnóstico e diferentes modelos de intervenção sobre famílias economicamente mais frágeis, onde será necessário concertar esforços para o apoio alimentar de qualidade”, indica o manual.

A segunda parte é dedicada aos grupos identificados como os mais vulneráveis. “Para estes, propõem-se alguns modelos de intervenção para a otimização do seu estado nutricional e para um melhor controlo das doenças crónicas de base e, assim, tentar diminuir o risco de complicações associadas à covid-19”.

Na terceira parte, encontram-se “resumidas as indicações para a prestação de cuidados nutricionais dos doentes com covid-19, ajustadas às diferenças fases e níveis de gravidade desta doença”.

De acordo com o manual “a nutrição tem-se revelado uma peça cada vez mais relevante no contexto desta pandemia, sendo este manual um pequeno contributo para que a intervenção alimentar e nutricional possa fazer a diferença”.

Pode consultar o manual aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa