Aplicação portuguesa ajuda a combater obesidade e excesso de peso 494

Investigadores do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveram uma aplicação móvel (app) para ajudar no combate à obesidade e excesso de peso.

Esta aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto eBEfree, e foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O eBEfree “é um programa digital que pode ser realizado através de uma plataforma informática e que se baseia num programa testado clinicamente em grupos de pessoas com obesidade e com ingestão alimentar compulsiva e que se mostrou muito eficaz na redução desses comportamentos alimentares problemáticos”, indica o portal do projeto.

A aplicação é constituída por 12 módulos, apresentados um por semana, com temas diferentes. “Cada módulo pretende facilitar a aquisição de competências de regulação emocional e alimentar. Essa aquisição de competências é feita através de exercícios que devem ser treinados e praticados nas sessões e entre sessões”.

A eBEfree resulta de um estudo anterior cujos resultados evidenciaram que “estas ferramentas de regulação emocional e promoção de saúde mental são eficazes quando implementadas presencialmente em formato grupal”, e pretendem agora alargar esse estudo para chegar a todo o território nacional, com todas as vantagens de uma aplicação móvel.

Mais informações sobre o projeto, consulte aqui.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa