APDP divulga guia prático de prevenção do covid-19 para pessoas com diabetes 587

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) informou através de nota divulgada, que criou um guia prático para esclarecer as principais medidas de prevenção da infeção por coronavírus para pessoas com diabetes e seus cuidadores.

Este guia foi criado pois “as pessoas com diabetes enfrentam um grande risco de complicações quando lidam com infeções virais como a gripe e o mesmo acontece com o Covid-19 (coronavírus)”, indica a APDP.

“A população idosa, assim como pessoas com outras patologias cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, hipertensão e cancro, estão mais vulneráveis ao Covid-19. É importante tranquilizar as pessoas com diabetes e seus cuidadores e esclarecer como pode ser prevenida esta doença infeciosa”, esclarece o comunicado divulgado.

Um dos conselhos que a APDP deixa tem a ver com a medicação.

“As pessoas com diabetes devem ter em casa medicação para a diabetes em quantidade suficiente para um mês, assim como material de autovigilância da diabetes e toda a medicação que toma habitualmente para outras condições. É ainda conveniente ter medicação para a febre, necessitando de uma maior vigilância e controlo”.

Para além desta, a APDP indica que “as medidas recomendadas para pessoas com diabetes são iguais às partilhadas com a população em geral e é crucial o individuo manter-se hidratado, controlar a sua glicemia, controlar a sua temperatura corporal, seguir as recomendações da equipa de saúde e, em caso de diabetes tipo 1, controlar os corpos cetónicos”.

Existem três milhões de pessoas com diabetes ou pré-diabetes, o que representa 40% da população portuguesa.

Envie este conteúdo a outra pessoa