Aniversário VS: Uma década ao serviço da Nutrição 122

A Revista dos Nutricionistas está de parabéns. Em novembro de 2015, a Nutrição e os Nutricionistas passaram a ver-se permanentemente ouvidos e representados nas páginas de uma publicação regular que os elegeu como foco. Dez anos depois, a VIVER SAUDÁVEL continua a reinventar-se: no papel, no digital, nas redes sociais e ao vivo, ao criar espaços para encontros, aprendizagens e homenagens à classe. 

“Abraçar este projeto e dar-lhe vida foi um desafio muito interessante, pois nunca tinha trabalhado na área da Nutrição e não conhecíamos o setor, não sabíamos quem eram os decisores, os opinion leaders. Por isso, foi todo um trabalho de terreno, de bater à porta das pessoas e descobrir o que era isto da Nutrição em Portugal“, confessa Inês Marujo, atual diretora da VIVER SAUDÁVEL (VS).

Para a jornalista, a recetividade foi bastante positiva e traduziu-se num benéfico ponto de partida junto da profissão. “Felizmente, encontrámos pessoas com muita abertura, confiança e disponibilidade para ensinar, o que facilitou todo o processo e crescimento da VS“, garante. Do outro lado, a culpa pode ser atribuída aos que em 2015 se encontravam à frente das instituições e entidades do setor: “Pessoas com muito espírito de missão e vontade de trabalhar e de aceitar a ajuda de todos”. 

“Quando os projetos têm uma base verdadeira e séria, a confiança nasce naturalmente”, atesta Inês Marujo, que vai mais longe: “As pessoas reconhecem quando trabalhamos com espírito de serviço, quando o nosso trabalho é feito para servir um propósito e não para ser reconhecido ou nos servirmos a nós próprios. Quando assim é, tudo se torna mais fácil”, afiança.  

Elevar a profissão 

“Quando olhámos para esta atividade, notámos que estávamos perante uma profissão que procurava, na sua juventude, organizar-se e afirmar-se perante os cidadãos e os seus pares. Até porque, sejamos honestos, há 10 anos não era líquido para toda a gente que os nutricionistas fossem “pares” dos outros profissionais de saúde“, acrescenta Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar, a empresa detentora da VS com histórico junto dos farmacêuticos e que, em 2015, apenas cinco anos depois da criação da Ordem dos Nutricionistas, decidiu ser pioneira e apostar na Nutrição.  

No fundo, a Hollyfar escolheu contribuir para a luta em que os nutricionistas haviam entrado em prol do devido reconhecimento junto de todo o setor da Saúde no nosso país. “É isso que fazemos há 10 anos e acreditamos que vamos fazer nos próximos 100. Julgo que não estarei a ser imodesto se afirmar que a VS desempenha um papel neste caminho de dignificação e elevação da profissão“, acrescenta. 

Relações de longa data  

A dezenas de quilómetros do escritório da Hollyfar, em Lisboa, encontra-se o mais longo colaborador da VS: o jornalista Nuno Santos Oliveira. “Comecei logo na primeira edição. Volvidos dez anos, continuo a fazer parte deste projeto e, se a memória não me falha, há textos e/ou fotografias da minha autoria em todas as 98 edições“, confidencia o também coordenador executivo da VS entre setembro de 2023 e abril de 2024. 

Prémios VS 2025: Os vencedores

Para Nuno Santos Oliveira, a revista “foi mudando, mas de forma natural”. “Desde o início que a VS se destacou por ser uma publicação diferente, mais próxima, mais humana, com um olhar aberto sobre o papel do nutricionista na sociedade. Acho que isso ajudou a criar uma ligação forte com os leitores”, considera. Com o tempo, acrescenta, “a revista foi ganhando consistência, confiança e uma identidade muito própria”, até se transformar numa “referência e num ponto de encontro, um espaço de partilha onde os profissionais se reconhecem“.  

“Há quem a leia para se atualizar, há quem a leia para se inspirar, e isso diz muito sobre o caminho que foi feito. Acredito que os nutricionistas olham para a VS com o mesmo respeito e carinho que nós, equipa, temos por eles”, conclui.  

Em todas as frentes  

Mas nem só de papel se faz uma revista. A VIVER SAUDÁVEL ramifica-se ao digital, com um portal que também nasceu há 10 anos – a primeira notícia foi publicada a 18 de novembro e dizia respeito à denúncia de 77 falsos nutricionistas –, e com uma presença cada vez mais notória nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e X – no total, contabilizamos milhares de visualizações e cada vez mais seguidores.  

“Com uma revista de tiragem bimestral, é no digital que, diariamente, informamos os nutricionistas e aprofundamos as temáticas que, no imediato, merecem toda a nossa atenção e investigação”, esclarece Paulo Barros, coordenador executivo da VS e gestor do portal e das redes sociais da revista dos nutricionistas. 

“No primeiro trimestre de 2024, quando comecei a coordenar tanto o papel como o digital, procurei cimentar a relação entre estas duas plataformas, enquanto me preocupei em emancipar o site, dando-lhe mais autonomia e relevância“, afirma. Quanto às redes sociais, “contamos com o maior volume de sempre de conteúdos publicados, o que nos tem permitido bater vários recordes no último ano”.

Junto dos nutricionistas 

Na área dos eventos, a VIVER SAUDÁVEL Nutrition Summit & Exhibition (VS-NSE) foi uma das maiores apostas na história da marca. Arriscar valeu a pena e, nos dias 26 e 27 de setembro, o Pavilhão 1 da Exponor, em Matosinhos, recebeu cerca de mil nutricionistas e outros profissionais de saúde, bem como consumidores. Já os Prémios VS são um dos momentos do ano, ao homenagearem personalidades, projetos e agora também produtos desenvolvidos por ou com nutricionistas.  

VS-NSE: Cidade da Nutrição serviu dois dias de conhecimento e inspiração

Para Paulo Silva, “os Prémios VS e a VS-NSE são a concretização natural da missão da VIVER SAUDÁVEL. Se trabalhamos para proporcionar o espaço de partilha de informação, conhecimento e experiências entre os nutricionistas, então é apenas natural que encontremos os momentos em que eles se tornam físicos e concretos”.

Por outro lado, a VS-NSE “vai para lá deste propósito porque abre as portas da nutrição aos seus destinatários últimos, os cidadãos. É um fórum único em Portugal, onde indústria, profissionais de saúde e consumidores se reúnem em torno dos temas da nutrição”. Ou seja, segundo o diretor-geral da Hollyfar, o novo evento “não só afirma os nutricionistas como pares de todos os outros profissionais de saúde, como, de forma explícita, assume que eles são – porque são! – os verdadeiros especialistas da alimentação“.  

Mais ainda, “hoje é muito raro encontrar uma marca alimentar que não tenha uma alegação em saúde”, pelo que fica a pergunta, e parte da resposta: “Estarão todas preparadas para suportar com evidência, perante os profissionais mais habilitados e que são, cada vez mais, os mediadores da sua relação com os consumidores? Bem, nesta primeira edição, entre indústria alimentar e farmacêutica, juntámos mais de 25 [marcas]. É um sinal extraordinariamente positivo, sobretudo pelo ambiente de troca aberta de informação técnica e científica. Estou certo de que em 2026 serão 50”, antecipa.  

Por sua vez, Inês Marujo assegura que a VS “tem hoje o papel para o qual nasceu: é ponte entre os nutricionistas e meio de elevação da profissão”. “Penso que a marca VIVER SAUDÁVEL – desde a revista, ao site, aos Prémios VS e à VS-NSE – representa atualidade, inovação, qualidade e confiança”, aponta a diretora.  

«Casa, continuidade e desafio» 

Nuno Santos Oliveira vê na VS “casa, continuidade e desafio”. “É um projeto que cresceu comigo, e eu cresci com ele”, diz, para revelar que, em cada edição, viu “uma oportunidade para aprender, para ouvir e para contar melhor”. Por isso, e depois de conhecer “excelentes nutricionistas e, acima de tudo, excelentes seres humanos”, atesta: “A VS tem-me dado muitas histórias boas e pessoas ainda melhores“. Em suma, “o balanço desta viagem é, claramente, positivo”.  

Nesta “relação longa, mas sempre viva”, a revista tem sido “uma escola e uma janela: uma escola porque me desafia a continuar a aprender e a ser melhor a cada número; e uma janela porque me permite ver, e dar a ver, o impacto que a nutrição tem nas pessoas e nas comunidades. No fundo, a revista é isso mesmo: um olhar sobre a vida, saudável, informada e com propósito”. 

Paulo Barros perspetiva “um futuro com todas as possibilidades de se afirmar como bastante risonho, graças à nossa equipa, aos jornalistas que aprofundam os temas que lhes propomos e aos nossos parceiros, que connosco caminham lado a lado há vários anos, sem nos largarem a mão”. Na próxima década, “o objetivo é crescer em todas as frentes, alargando esta casa com sólidos e robustos alicerces“. 

10 anos de Revista VS: Conheça a capa especial da edição #98

Paulo Silva espera que o balanço seja feito por todos aqueles que acompanham a VS: “Estou curioso para perceber o que nutricionistas, as estruturas que os representam, as indústrias e todos os leitores têm para dizer. Esse é o julgamento que verdadeiramente importa”. No fim, fica uma reflexão: “Publicamos revistas há 35 anos, ininterruptamente. Publicamos a VS há 10, sem falhar um número. É exatamente isso que espero dos próximos 10 anos“. 

Finalmente, Inês Marujo fala em “10 anos de crescimento da marca e pessoal”. “Enquanto responsável pela revista, sinto-me grata por todas as pessoas com quem me cruzei e que me ensinaram tanto (algumas das quais posso mesmo chamar de amigas). Conhecimento esse que tentei espelhar nas centenas de páginas que imprimimos ao longo desta caminhada“, conclui. 

 

A VIVER SAUDÁVEL vive, sobretudo, graças à equipa da Hollyfar (Bárbara Fernandes, Carmen Silva, Catarina Roque, Filipa Neto, Gesiane Gonçalves, Inês Marujo, Marta Santos, Paulo Barros, Paulo Silva, Rita Dias, Rita Lopes e Teresa Ruela) e aos seus jornalistas. Ao longo da sua história, contou com outros nomes fundamentais, que permanecem na nossa memória. A todos os nutricionistas, o nosso obrigado!