ANEN marca a diferença – Programa de Estágios Observacionais 337

Enquanto Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), é nosso dever contribuir para a formação e aquisição de competências dos estudantes, de forma a formar futuros nutricionistas de excelência.

Dado o vasto leque de áreas de atuação de um Nutricionista, uma das dificuldades apontadas pelos estudantes é o insuficiente e tardio contacto com a realidade profissional. Cientes da vontade dos estudantes de, desde cedo, aplicarem os seus conhecimentos e adquirirem novos através da experiência, a ANEN revelou, aquando do processo de candidatura, a intenção de criar a primeira edição do Programa de Estágios Observacionais.

Ao longo deste ano, o Departamento de Formação e Estágios estabeleceu parcerias com empresas, clínicas e organizações, de modo a abranger um leque diferenciado de opções de estágio nas diversas regiões do país: desde a nutrição clínica à nutrição comunitária, alimentação coletiva, indústria e investigação.

Este programa de estágios de verão, que teve início no mês de junho, encontra-se atualmente a decorrer e terminará em setembro. Nesta iniciativa, os estudantes têm a possibilidade de acompanhar, durante cerca de 10 dias úteis, um Nutricionista numa das mais variadas áreas profissionais.

Acreditamos que este programa de estágios é uma oportunidade única para os estudantes e o feedback tem sido bastante positivo. Citando algumas das respostas ao nosso inquérito de satisfação: “Iniciativa incrível para aquisição de experiência, visão de futuro e aprendizagem” e “Foi uma experiência muito enriquecedora, que significou muito para mim! (…) Sem dúvida que fez a diferença no meu percurso académico! Sinto-me muito feliz e realizada!”. O feedback desta iniciativa deixa-nos bastante satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido por mais uma vez estarmos a contribuir para a formação da próxima geração de nutricionistas de excelência. É de destacar ainda o papel das entidades que reconheceram a importância desta iniciativa e aceitaram receber e contribuir para o conhecimento destes estudantes.

São já muitos os estudantes que aguardam pela segunda edição do Programa de Estágios Observacionais: “A continuação da realização do programa de estágios observacionais! Sem dúvida que faz toda a diferença no nosso percurso académico! Aguardo pela segunda edição!”

É assim, com grande entusiasmo, que afirmamos que a primeira edição do Programa de Estágios Observacionais da ANEN está a ser um sucesso!

Filipa Portugal Bentes, Departamento de Formação e Estágios
Pedro Carvalho Faria, Departamento de Formação e Estágios

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa