A complexidade da diabetes na mulher em análise na Reunião do Núcleo de Estudos da Diabetes da SPMI 700

A 10.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM), realiza-se no dia 4 de maio em Fátima, com o foco na temática “Diabetes e a Mulher”.

“Quando se fala em diabetes e na mulher, o que pensamos imediatamente é na diabetes gestacional, e na realidade é muito mais do que isso. A mulher, na sua complexidade, apresenta aspetos importantes a considerar, como contraceção, maternidade, pós-parto e menopausa. A diabetes, por si só, é uma doença global com uma abrangência multissistémica ampla. Pensando na diabetes e na mulher, a complexidade aumenta”, afirma Mónica Reis, coordenadora do NEDM.

A prevalência da diabetes nas mulheres entre os 20 e 79 anos é de 10,2%, em comparação com uma prevalência global da diabetes de 10,5%, segundo dados da International Diabetes Federation. Em Portugal, a situação não é diferente, com a prevalência a atingir 11,6%, e a aumentar com a idade, alcançando 24,2% nas faixas etárias acima dos 60 anos, conforme o relatório do Observatório Nacional da Diabetes.

Uma novidade deste evento é o estabelecimento de parcerias com outros núcleos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). “O que vai trazer de novo é o tema em si e também o estabelecimento de parcerias com outros núcleos da SPMI. Era uma das ações que tínhamos proposto quando estabelecemos o nosso plano de ação neste novo secretariado e que aqui se concretiza com a participação do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) na organização desta reunião temática” afirma a Coordenadora do NEDM.

O objetivo final da 10.ª Reunião Temática do NEDM é capacitar os participantes na resolução de problemas relacionados com a saúde e bem-estar da mulher nas suas diferentes fases de vida, visando melhorar a qualidade de vida da mulher com diabetes.

Inscrições aqui: https://www.spmi.pt/10a-reuniao-tematica-do-nedm/

Envie este conteúdo a outra pessoa