As vencedoras do “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 garantem que a distinção se traduz no reconhecimento de um trabalho árduo com alguns anos.
A iniciativa SEMEAR – Estratégia Alimentar, Saudável, Sustentável e Inclusiva, do Departamento de Educação, Saúde, Social e Inclusão da Câmara Municipal do Funchal, conquistou este galardão na quinta edição desta cerimónia que celebra a nutrição e os nutricionistas.
Em declarações à VIVER SAUDÁVEL, no dia 27 de novembro, à margem da Gala que aconteceu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a nutricionista Joana Faria destacou o “reconhecimento” de um trabalho com “alguns anos”.
Ao lado da arquiteta Cláudia Alves, da mesma divisão, apontou o “envolvimento de uma grande equipa que diariamente se dedica com rigor, competência e entusiasmo para que isto [o projeto] resulte e para melhorar a alimentação e, consequentemente, a saúde da população do Funchal”.
A nutricionista Joana Faria é a responsável pelo projeto, ao lado de Cláudia Alves (arquiteta), Fernanda Andrade (técnica superior de educação), Graciela Andrea Sousa (engenheira do ambiente) e Laura Camacho (ciências da comunicação).
Dignificação e reconhecimento
Os finalistas e posteriores vencedores na categoria de “Projeto do Ano – Investigação” foram escolhidos pelo seguinte painel de jurados: Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Lino Mendes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Patrícia Padrão, do Conselho de Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública da ON, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar.
Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contaram com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews foram os media partners deste evento.




