Um Natal sem excessos? Sim, é possível… e recomendável 135

A época natalícia é tradicionalmente marcada por mesas fartas de doces típicos, difíceis de resistir. Com os excessos alimentares associados a este período do ano, o consumo calórico pode ser bastante superior ao recomendado para um adulto médio. Uma única fatia de Bolo Rei pode conter 25 a 30 gramas de açúcar, um valor muito próximo da ingestão total diária recomendada de açúcar, para um adulto. O excessivo consumo calórico, durante este período de festividades, pode resultar consecutivamente num aumento do peso corporal.

“É habitual depararmo-nos com o seguinte: excessos em dezembro, corrida aos ginásios em janeiro, que raramente se torna consistente, e a promessa de que ‘para o ano é que vai ser’. Mas estes comportamentos não produzem o efeito desejável. A consistência é a chave para o sucesso. Garantir uma rotina com hábitos alimentares e estilo de vida mais saudáveis, com a prática de exercício físico regular, é essencial. Pequenos excessos são naturais e fazem parte, mas a saúde exige consistência ao longo do tempo. Nesta altura, o ideal é equilibrar os excessos com gestos simples, como o consumo de refeições nutricionalmente ricas em fibras, procurando, por exemplo, incluir sempre legumes e vegetais no prato. Assim, conseguimos saborear a época festiva com prazer, sem abdicar da nossa saúde.” explica a Nutricionista Cátia Macedo, em comunicado.

Para um Natal mais saudável, o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares simples deve ser limitado, pois não se enquadra em hábitos alimentares equilibrados. É possível encontrar alternativas mais saudáveis na mesa de Natal, priorizando alimentos ricos em fibra, como fruta fresca, frutos secos, vegetais e cereais integrais, em vez de opções calóricas e açucaradas. Garantir esta variedade e diversidade de alimentos ricos em fibra ajuda a manter a rotina alimentar habitual, também durante o período festivo.

Conhecido como o “segundo cérebro”, o intestino comunica diretamente com o sistema nervoso central, por isso, desequilíbrios da microbiota e estados inflamatórios podem influenciar, não apenas a digestão, mas também o humor, a energia, o sono e a imunidade.

“Enquanto marca líder em alimentos que contribuem para saúde digestiva*, Activia rege-se pelo compromisso de criar produtos que alimentem o bem-estar e a saúde como um todo. Todos os produtos Activia são criados com um perfil nutricional equilibrado, para ajudar os nossos consumidores a diversificar a sua alimentação e integrá-la num estilo de vida saudável, de forma fácil e saborosa. Temos consciência de que, na nossa sociedade, a comida está no centro de várias ocasiões sociais e momentos prazerosos, mas também sabemos que a satisfação de ter um corpo e mente saudáveis advém de elementos chave, como consumir alimentos nutricionalmente ricos, beber água, exercitar o corpo e manter uma rotina que privilegia o nosso organismo.” reforça, no mesmo comunicado, Beatriz Antunes, Senior Brand Manager de Activia.

Um Natal equilibrado não precisa de ser menos saboroso, basta ser consciente. Tal como ao longo do ano, também durante o período do Natal deve procurar manter as suas rotinas e hábitos saudáveis, continuando a aproveitar e a desfrutar em todos os momentos.

 

*Activia contém cloreto presente de forma natural, que provém de sais minerais e que contribui para uma digestão normal através da produção de ácido clorídrico no estômago. Deverá ser consumido integrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis.