Teor de sal nos alimentos acima do recomendado 0 338

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão de sal está acima do nível recomendado de 5 g/dia. Estes valores estão associados a efeitos prejudiciais à saúde, como o aumento do risco de hipertensão e de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.

Este estudo teve como objetivo recolher dados sobre o teor de sal rotulado de produtos alimentícios pré-embalados disponíveis nas lojas e nos sites de três supermercados no Porto, e ao mesmo tempo comparar o teor de sal rotulado dos produtos disponíveis na loja e online.

Após análise constatou-se que o teor mediano de sal para cada categoria de alimentos estava acima da faixa recomendada pelas estratégias de saúde pública, e havia diferenças significativas entre o teor de sal nos rótulos dos sites e das lojas (para massas, legumes e produtos de peixe).

Posto isto, é necessário reduzir o teor de sal dos produtos alimentares, assim como assegurar que as informações nos rótulos sejam claras e precisas para os consumidores.

As estratégias de saúde pública para responderem às metas propostas pela OMS incluem monitoramento do teor de sal nos alimentos, melhoria da rotulagem dos alimentos e reformulação dos produtos.

Envie este conteúdo a outra pessoa