A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Liliana Sousa, esteve este mês na Região Autónoma da Madeira, de onde saiu com o compromisso de reforço de mais nutricionistas e de estágios de acesso à profissão.
Nas redes sociais, a ON informou os membros de que a deslocação oficial da bastonária, acompanhada pela representante da Ordem na Região, Diana Silva, contou com uma reunião com a secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido.
Ver esta publicação no Instagram
Da agenda, “fizeram parte a dotação de nutricionistas no setor social, tendo sido firmados compromissos, como o levantamento do número atual de nutricionistas em atividade nas estruturas sob a tutela desta secretaria e a possibilidade de realização de estágios profissionais de acesso à profissão, como forma de reter profissionais numa área onde os cuidados nutricionais se revelam essenciais”.
Numa outra reunião – desta feita com a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, com participação da secretária Micaela Freitas, do diretor do Serviço de Nutrição, Bruno Sousa, e do vogal do Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Edgar Rodrigues – foram discutidos “os constrangimentos que têm impedido a realização de estágios profissionais nesta entidade”.
Ver esta publicação no Instagram
Do encontro fica o “compromisso assumido por esta Secretaria no reforço de nutricionistas e o novo Hospital Central e Universitário da Madeira, atualmente em construção, que trará oportunidades do ponto de vista da diferenciação de cuidados e novas valências para os nutricionistas da Região”.




