É, indiscutivelmente, um dos maiores nomes da Nutrição em Portugal, com um longo e recheado percurso que ainda hoje se traduz em ecos concretos nesta área. Em entrevista publicada na edição #98 da Revista VIVER SAUDÁVEL, a “feliz reformada” Maria Daniel Vaz de Almeida recordou as aulas com Emílio Peres e a história da FCNAUP, enquanto avaliou o estado da arte da profissão que ajudou a cimentar.
“Exerci a minha atividade profissional durante 44 anos e fi-lo com muito gosto. Posso dizer que me realizei profissionalmente e que me é muito gratificante testemunhar o desenvolvimento desta área do saber e o reconhecimento da sua relevância para a sociedade”, referiu a professora catedrática (aposentada), que com “satisfação e orgulho” reconhece “os êxitos de tantos antigos estudantes”.
A todos os colegas nutricionistas, deixou uma mensagem: “exerçam a profissão tendo por base a ciência e as suas descobertas, não se deixem levar por modas; pautem a atuação pela deontologia profissional, com ética e rigor. Que o possam fazer apaixonadamente em qualquer que seja a área em que se inserem”.
50 anos de Nutrição
Em 1976, num país livre das amarras da ditadura, surge no Porto o primeiro Curso Superior de Nutricionismo, que Maria Daniel Vaz de Almeida concluiu dois anos mais tarde, sem saber que viria a tornar-se diretora da FCNAUP.
De igual forma, o seu papel como sócia fundadora da atual Associação Portuguesa de Nutrição e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, que presidiu, fazem desta nutricionista uma referência.
A Revista dos Nutricionistas
Se é profissional de nutrição receba gratuitamente a sua VIVER SAUDÁVEL (em Portugal Continental e Regiões Autónomas). Para isso basta enviar um email para assinaturas@netfarma.pt com os seus contactos (Nome; Função/Cargo; Empresa/Instituição; Morada e Código Postal; Contacto Telefónico; E-mail) com cópia/digitalização da sua cédula profissional.




