
Os trabalhos em prol da definição de rácios de atuação do nutricionista na Região Autónoma dos Açores estão a “evoluir favoravelmente”, anunciou hoje a Ordem dos Nutricionistas (ON).
A informação é avançada pela ON nas redes sociais, depois de a bastonária, Liliana Sousa, ter reunido ontem com o diretor regional de saúde da região, Pedro Paes, e com a representante da Ordem no território e gestora do Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável, Ana Raquel Marinho.
“Esta reunião teve como propósito fazer um ponto de situação dos trabalhos que estão a decorrer para a definição de rácios de atuação do nutricionista nesta região autónoma, dada a necessidade de os mesmos serem adaptados às especificidades arquipelágicas”, refere a ON.
Trata-se de “um compromisso assumido, que está a evoluir favoravelmente, e pretende contribuir para a melhoria da cobertura e da qualidade dos cuidados nutricionais prestados à população açoriana”.
A Associação Pública Profissional informa ainda que foi abordada a aplicação regional Decreto-Lei n.º 5/2024, de 5 de janeiro, “que prevê a integração dos nutricionistas com especialidade em Nutrição Clínica e NCSP na carreira de TSS, no Serviço Regional de Saúde”.
Sobre este tema, o diretor regional “reconheceu a importância desta medida e manifestou a expectativa de que os trabalhos necessários à sua implementação possam ter início ainda durante este ano”.
Em jeito de conclusão, a ON “reiterou a total disponibilidade para continuar a colaborar ativamente com a DRS dos Açores, nestas e em outras iniciativas que contribuam para a valorização da profissão e para a promoção da saúde da população açoriana”.