Proposta de Estratégia Nacional e de Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar em consulta pública 528


09 de agosto de 2017

A Ordem dos Nutricionistas reforçou, na passada segunda-feira, que está disponível para consulta pública, desde 3 de agosto, a proposta de Estratégia Nacional e de Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar.

O documento, elaborado pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), propõe-se a implementar uma estratégia tendo por base nove focos operacionais e 14 medidas que abrangem as diferentes vertentes integradas, explicando que os objetivos só podem ser conseguidos se houver «uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor».

A proposta reconhece a necessidade de apostar no desenvolvimento tecnológico e inovação na área alimentar e ainda de criar campanhas de sensibilização e de formação para a população.

Atendendo à questão da segurança alimentar, o documento reforça também a importância de serem cumpridas as regras mínimas de higiene, ao nível do transporte e do armazenamento dos bens alimentares, como a necessidade de garantir estes estão armazenados à temperatura correta e são identificados e controlados devidamente.

A colocação do documento para consulta pública pretende, assim, promover a discussão em sociedade civil de um tema que tem suscitado interesse e desencadeado ações e iniciativas para combater o desperdício alimentar ao nível nacional e internacional.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa