Prémios VS 2025: Os vencedores 1083

Terminou mais uma edição dos Prémios VIVER SAUDÁVEL (VS). A Gala da Nutrição, que também celebrou os 10 anos da Revista dos Nutricionistas, aconteceu esta quinta-feira (27) no Salão Preto e Prata do Casino Estoril com 170 convidados e galardoou quatro projetos, um produto e uma personalidade de relevo no setor nacional.

A noite começou com os Projetos do Ano, distribuídos por quatro categorias. O “Projeto do Ano – Investigação” abriu a cerimónia ao premiar a iniciativa MAESTRO (Eixo intestino-tecido adiposo: uma nova perspetiva sobre o impacto da alimentação na microbiota e na disfunção metabólica associada à obesidade), da Nova Medical School e da Academia CUF. 

O CARDIOLENTIL: understanding the effects of lentil consumption on cardiovascular health and associated morbidities, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, venceu o “Projeto do Ano – Nutrição Clínica”. Já o PONTO. – Sustentabilidade (que se serve) à mesa, da Trivalor SGPS, conquistou o “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração”.

Prémios VS 2025: As primeiras imagens da Gala da Nutrição

Por sua vez, a candidatura SEMEAR, do Departamento de Educação, Saúde, Social e Inclusão da Câmara Municipal do Funchal, levou a melhor no “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública”, fechando assim a primeira parte da gala da Nutrição.

Seguiu-se a grande novidade da noite, com a atribuição do primeiro “Produto do Ano – Inovação”. Os nutricionistas portugueses, que nos últimos meses votaram eletronicamente nesta categoria, elegeram as Tortitas de Grão-de-Bico do Pingo Doce como as suas favoritas.

Por fim, João Breda foi destacado como “Nutricionista do Ano”. O especialista, com uma longa carreira internacional junto da Organização Mundial de Saúde, é hoje diretor do Escritório Europeu da OMS para a Qualidade em Saúde e Segurança do Doente em Atenas, responsável pelo Escritório da OMS na Grécia e ainda Representante Especial do Diretor Regional.

Prémios VS 2025: João Breda é o Nutricionista do Ano

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.