Prémios VS 2025: MAESTRO conquista “Projeto do Ano – Investigação” 496

O projeto MAESTRO (Eixo intestino-tecido adiposo: uma nova perspetiva sobre o impacto da alimentação na microbiota e na disfunção metabólica associada à obesidade), da Nova Medical School e da Academia CUF, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Investigação” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025.

“Ficámos muito felizes com o reconhecimento, mostra que estamos no caminho certo”, referiu Shámila Ismael, nutricionista e professora assistente convidada na Nova Medical School. Por sua vez, Cláudia Marques, também nutricionista e professora auxiliar na mesma instituição, apontou que “é preciso muita dedicação”, em particular quando existe “uma dificuldade grande no financiamento para a investigação” em Portugal.

Inovação, rigor e aplicabilidade 

De acordo com a carta de candidatura deste projeto, trata-se de uma iniciativa que “revela um novo mecanismo na origem das complicações metabólicas associadas à obesidade, ao demonstrar o impacto do DNA microbiano no tecido adiposo humano em indivíduos adultos submetidos a cirurgia bariátrica“.

“Ao integrar microbiota, barreira intestinal, alimentação e modelos celulares, propomos um eixo intestino–tecido adiposo com relevância clínica”, dizem ainda os responsáveis, para acrescentar: “Os resultados abrem caminho para a estratégias de intervenção alimentar mais precisas, eficazes e sustentáveis“. Por fim, acreditam, “a inovação, rigor e aplicabilidade justificam a distinção como Projeto do Ano – Investigação”.

Prémios VS 2025: João Breda é o Nutricionista do Ano

A equipa deste projeto conta ainda com a participação dos nutricionistas Catarina DurãoAna TavaresCatarina RodriguesGilberto Maia SantosInês CastelaJoão Ricardo AraújoMarta P. SilvestreConceição CalhauDiana Teixeira e Cláudia Marques. Destacam-se ainda os contributos dos cirurgiões gerais Carlos VazFrancisco CabralFrancisco Toscano e Luís Galindo, bem como da investigadora Maria João Almeida, do professor auxiliar Diogo Pestana e da professora associada com agregação Ana Faria.

Candidatos e jurados

Em competição estavam ainda os projetos CARDIOLENTIL (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa), e IN-FARMA-ONCO (Farmácia Senhora da Ajuda). Todos foram escolhidos como finalistas, após análise de um maior conjunto de propostas candidatas.

Todos foram escolhidos como finalistas, após análise de um maior conjunto de propostas candidatas avaliadas e selecionadas pelo seguinte painel de jurados, que também escolheu o vencedor: Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Lino Mendes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Alexandra Bento, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar.

Prémios VS 2025: SEMEAR vence “Projeto do Ano – Nutrição Comunitária e Saúde Pública”

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.