Prémios VS 2025: CARDIOLENTIL vence “Projeto do Ano – Nutrição Clínica” 401

O projeto CARDIOLENTIL: understanding the effects of lentil consumption on cardiovascular health and associated morbidities, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, conquistou nesta quinta-feira o “Projeto do Ano – Nutrição Clínica” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025.

No Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a estudante de doutoramento em Biotecnologia Rafaela Geraldo referiu que “é uma enorme honra estar aqui”. A estudante acrescentou ainda que é “um trabalho de equipa, que nasceu de uma situação real”, e que “cada desafio superado tornou este projeto mais sólido”.

Gestão da diabetes

A iniciativa alia “inovação científica, social e ambiental”. Mas como? “Ao demonstrar que uma simples alteração alimentar – substituir o pão tradicional por um queque à base de lentilhas – pode melhorar significativamente o controlo glicémico em pessoas com diabetes tipo 2”, lê-se na carta de candidatura do projeto.

Com base em “dados reais, monitorização contínua da glicose, educação nutricional e envolvimento ativo dos participantes, este estudo destaca-se pelo seu potencial de impacto na saúde pública, promovendo dietas mais sustentáveis e eficazes na gestão da diabetes“.

Prémios VS 2025: João Breda é o Nutricionista do Ano

A equipa de Rafaela Geraldo integra Marta W. Vasconcelos (professora doutora na ESB-UCP), Elisabete Cristina Bastos Pinto (nutricionista e professora doutora na ESB-UCP), Delminda Neves (professora doutora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Gert van der Heijden (médico de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim Vila do Conde), Amaro Silva (enfermeiro da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim Vila do Conde), Ana Rute Torrão Machado Gomes (nutricionista da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim Vila do Conde) e Carla Sancho Santos (investigadora doutorada na ESB-UCP).

Candidatos e jurados 

Em competição estavam ainda os projetos Saber Viver com Alergia Alimentar (Unidade Local de Saúde de Trás-os Montes e Alto Douro e Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego), e WLM3P study (NOVA Medical School e Farmodiética).

Todos foram escolhidos como finalistas, após análise de um maior conjunto de propostas candidatas avaliadas e selecionadas pelo seguinte painel de jurados, que também escolheu o vencedor: Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Lino Mendes, vice-presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Patrícia Padrão, do Conselho de Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública da ON, e Paulo Silva, diretor-geral da Hollyfar.

Prémios VS 2025: PONTO. conquista “Projeto do Ano – Alimentação Coletiva e Restauração”

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2025 contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição, da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares e da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.