Portugueses reduziram consumo de álcool em dois litros numa década 0 166

Segundo o relatório anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) “Health at a Glance 2019”, hoje divulgado, os portugueses reduziram em cerca de dois litros o consumo de álcool ‘per capita’ entre 2007 e 2017, bebendo em média 10,7 litros por ano, o que coloca Portugal no 11º lugar dos países da OCDE com maior consumo.

A Lituânia é o país com maior consumo, com cerca de 12,3 litros, seguido da Áustria, França, República Checa, Luxemburgo, Irlanda, Letónia e Hungria, todos com mais de 11 litros por pessoa.

Contudo, de acordo com os dados, há uma descida do consumo médio de álcool em 27 países da OCDE desde 2007. Essa descida foi mais acentuada em Israel, Estónia, Grécia e Dinamarca, em cerca de 3 litros ou mais.

Esta avaliação, baseada nas vendas, mostra que o consumo de álcool nos países da OCDE baixou, em média, de 10,2 litros por adulto em 2007 para 8,9 litros em 2017, o equivalente a quase 100 garrafas de vinho.

O relatório indica ainda que “o consumo de álcool é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo, particularmente nas pessoas em idade ativa”.

Envie este conteúdo a outra pessoa