Ordem dos Nutricionistas visita região Centro para conhecer realidade do setor 612

 

 

10 de setembro de 2018

A Ordem dos Nutricionistas vai visitar instituições do Serviço Nacional de Saúde da Região Centro, a zona do país com menor número de nutricionistas nos Cuidados de Saúde Hospitalares, no dias 11, 12 e 13 de setembro, no âmbito do “Ciclo de Visitas da Bastonária”. Na agenda consta uma reunião com o presidente da administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a decorrer em Coimbra.

«Esta é das regiões do país com menor número de nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde», salienta Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, em comunicado de imprensa, acrescentando que está «com muita expectativa com a realidade profissional dos nutricionistas no Centro do País».

De acordo com os dados da Ordem dos Nutricionistas, nos Cuidados de Saúde Primários existe um nutricionista para mais de 84 mil utentes e nos Cuidados de Saúde Hospitalares existe um nutricionista para mais de 140 camas. Números que para Alexandra Bento revelam ser «claramente reduzidos face às necessidades da população».

 A região centro é «pioneira no que diz respeito a projetos para a promoção da redução do consumo de sal, tendo implementado a estratégia ‘minorsal.saude’», que tem como objetivo reduzir a mortalidade por doenças cerebrovasculares.  No entanto, a região apresenta indicadores de prevalência de colesterol elevado e peso em excesso. 

Esta iniciativa, que decorre até novembro, pretende «fazer um levantamento da realidade profissional dos nutricionistas», tendo já passado por cinco regiões do país.

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa