Nutricionistas representados no Programa Nacional para a Área da Diabetes 239

O Programa Nacional para a Área da Diabetes (PND) viu renovada a nomeação de Sónia do Vale como diretora. A Ordem dos Nutricionistas contará com um representante neste organismo.

Segundo o Despacho n.º 1213/2026, publicado em Diário da República no dia 3 de fevereiro, é renovada, por um período de três anos, a nomeação de Sónia do Vale, assistente hospitalar graduada de endocrinologia e nutrição na ULS Santa Maria e professora auxiliar convidada e diretora da clínica universitária de endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, como diretora deste Programa.

O PND tem como missão reforçar a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento da doença, através de ações comunitárias, rastreios e estratégias de educação dirigidas tanto à população como aos profissionais de saúde. Procura ainda garantir a organização integrada dos cuidados, envolvendo os vários níveis do sistema de saúde, promover inovação e disseminar conhecimento científico atualizado.

Paralelamente, aposta na comunicação eficaz das suas orientações, na formação contínua, na participação ativa das pessoas com diabetes e na criação de valor em saúde dentro das Unidades Locais de Saúde. Alinhado com diretrizes internacionais, o programa assume também um papel estratégico no desenvolvimento de políticas transversais de prevenção e controlo das doenças crónicas em Portugal.

Nutricionistas representados

Com o contributo de várias profissões da saúde, o PND é dota de “um Conselho Científico de reconhecido mérito em diversas especialidades”, onde se inclui um representante da Ordem dos Nutricionistas, tal como das ordens dos Médicos, dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e dos Psicólogos.

Município de Mogadouro aposta na nutrição comunitária em prol de investimento na saúde

No mesmo Conselho – a que se juntam “duas personalidades de reconhecido mérito nomeadas pela Diretora do Programa” – fazem também parte representantes da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, e da Sociedade Portuguesa de Pediatria.