Nutricionistas criticam concursos para o SNS: mais de 1.000 candidatos para apenas 40 vagas 0 208

02 de janeiro de 2019

O número elevado de candidatos das áreas de nutrição para o SNS leva a um apelo da ON ao governo para que alargue o número de vagas a concurso para o recrutamento na área.

O número de candidatos para nutricionistas e psicólogos no SNS ultrapassou bastante o número de vagas disponíveis. Houve cerca de 4.000 profissionais (1.082 nutricionistas e 2.849 psicólogos) a candidatarem-se às apenas 80 vagas, segundo os dados da Administração Central do Sistema de Saúde.

Como se pode ler no site da “TSF”, este verão, o SNS abriu um concurso para a contratação de 40 nutricionistas e 40 psicólogos, concretizando uma medida que está no programa do Governo desde 2015: o reforço do número de profissionais de várias especialidades nos centros de saúde.

A bastonária da ON, Alexandra Bento, nota que está em causa um processo muito complicado, devido ao excesso de candidatos. A ON defende, por esse motivo, que deveria ser aberto um novo concurso com mais vagas disponíveis.

Em declarações à “TSF”, Alexandra Bento faz notar que o número de profissionais atualmente no SNS está muito longe do número mínimo que seria recomendado. «Temos 100 nutricionistas nos cuidados de saúde primários e o número mínimo desejável seriam 500 nutricionistas», ressalta.

A bastonária da ON esclarece à fonte citada que o número de nutricionistas e psicólogos no SNS pode até nem aumentar depois do concurso. Muitos dos profissionais que se candidataram, concorreram a estas vagas com o objetivo de ver a sua condição profissional normalizada, estando já a trabalhar no SNS.

Envie este conteúdo a outra pessoa