Madeira foi pioneira na contratação de nutricionistas 523

No Arquipélago, o espírito de equipa é fundamental e, em termos de rácios, a Madeira conta com “uma situação mais favorável em comparação com o Continente”.

Em termos de rácios, a Região Autónoma da Madeira (RAM) “tem uma situação mais favorável em comparação com o Continente”, admite Diana Silva, vogal da Direção e representante da Ordem dos Nutricionistas naquela região. “Fomos pioneiros na contratação de nutricionistas nos serviços de saúde e isso traduz-se numa realidade mais confortável” em relação a outras regiões do país.

Entretanto, “outras necessidades e fragilidades se colocaram”. Designadamente, “a procura passou a ser maior e o papel do nutricionista foi mais valorizado e solicitado pelas equipas multidisciplinares“. Por outro lado, “estamos num contexto de envelhecimento e de um estado nutricional da população preocupante, na medida em que um terço da população adulta e um terço da infantil têm excesso de peso”.

Além desta “frente” que “tem de ser trabalhada e tratada para a reversão deste quadro”, é necessário “investir na vertente da prevenção, o que implica recursos adequados“. Embora a maior pressão se verifique nas zonas urbanas, a dispersão da população nalgumas regiões mais isoladas é outro facto relevante a ter em conta em termos da “adaptação de rácios, no contexto da nossa realidade atual”.

Lisboa, Capital da Nutrição 2026

O compromisso dos Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) na contratação de mais nutricionistas, assumido pelo anterior Secretário Regional de Saúde, “foi reafirmado pela atual secretária Micaela Freitas”, numa reunião em que esteve presente a bastonária da Ordem dos Nutricionistas. Ficou prevista a contratação de 10 profissionais

32 nutricionistas nos hospitais e centros de saúde

O Serviço de Nutrição da RAM engloba os hospitais da RAM – Hospital Dr. Nélio Mendonça, Hospital dos Marmeleiros e Hospital Dr. João de Almada – e todos os centros de saúde da Madeira e Porto Santo.

São, no total, 32 nutricionistas: 12 alocados nos hospitais e 20 nos cuidados de saúde primários. As idades são muito variáveis: “ainda não temos colegas reformados, mas, em poucos anos, alguns já terão idade para a jubilação. No final de 2024 foram contratados mais três jovens especialistas, mas temos também colegas com muitos anos de serviço e isso é muito relevante em termos de partilha de experiência“, garante Bruno Sousa. O diretor do Serviço de Nutrição da RAM destaca que este “está aberto a estágios”, sejam académicos ou profissionais, através do Centro da Juventude ou do Centro de Emprego.

“Para conseguirmos cumprir a nossa missão e intervenção na comunidade, claro que precisamos de mais recursos”, mas Bruno de Sousa assegura que hoje conseguem “dar resposta a todos os centros de saúde”. Aqui, além da consulta de Nutrição, os profissionais “privilegiam muito o trabalho junto da comunidade, no sentido de promover a literacia alimentar junto da população”. Nos hospitais, a sua ação incide não só no internamento, mas também nas consultas externas.

Portal inovador

A equipa de nutricionistas do SESARAM contará com um portal inovador, criado internamente e ajustado às necessidades locais.

Madeira: Novo Portal da Nutrição promete ganhos clínicos

“Pretendemos ser um serviço de excelência e queremos caminhar para lá, para poder prestar melhores cuidados aos nossos utentes”, acrescenta Bruno Sousa.