Livro “Nutrição na Fibrose Quística” pretende ajudar doentes 947

A pensar nos desafios diários da alimentação, a Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) apresenta o livro “Nutrição na Fibrose Quística”, que dá resposta a questões e dúvidas sobre as necessidades alimentares destes doentes.

Para Joana Roque, vice-presidente da ANFQ e coautora do livro juntamente com Inês Asseiceira e Margarida Ferro, “as famílias sentem muitas vezes dificuldade em entender de que forma é possível fazer uma dieta com elevado teor calórico sem esquecer, ao mesmo tempo, a vertente saudável”. Além disso, “é essencial que o doente possa partilhar os momentos de refeição em família sem se sentir diferente”, acrescentou a coautora do livro, que conta, ainda, com a participação especial da jornalista Clara de Sousa.

Segundo Inês Asseiceira, nutricionista do Centro Hospitalar Lisboa Norte, os doentes que sofrem de FQ têm muita dificuldade em aumentar e manter um peso saudável, devido às “infeções respiratórias frequentes, que levam à falta de apetite, ao maior dispêndio de energia para fazer face ao hipermetabolismo da doença ao aumento progressivo do esforço respiratório, bem como a má absorção dos nutrientes causada pela insuficiência pancreática”.

O livro “Nutrição na Fibrose Quística” pretende, assim, mostrar que é possível fazer uma dieta equilibrada para toda a família, que permite a ingestão da quantidade necessária de calorias sem recorrer a alimentos processados, com alto teor de gordura saturada e de açúcar. “O momento das refeições é considerado de partilha e convívio entre famílias e a existência de uma doença crónica, como a Fibrose Quística, não deverá retirar o prazer de comer, nem substituir o convívio familiar”, afirma Joana Roque. Com este livro, “queremos oferecer estratégias simples, mas que ajudam as famílias a partilhar refeições calóricas, saborosas e saudáveis”, acrescenta ainda.

O livro “Nutrição na Fibrose Quística” encontra-se disponível gratuitamente em formato E-book no site da ANFQ.

Envie este conteúdo a outra pessoa