Literacia em saúde sem fronteiras: SPLS lança movimento internacional contínuo de prevenção e bem-estar 337

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) deu início a um projeto internacional de promoção da literacia em saúde, envolvendo especialistas e comunidades em três continentes — Europa, África e América — numa iniciativa que se afirma como “um movimento contínuo de prevenção, capacitação e melhoria do bem-estar das populações”.

Tendo como ponto de partida o Dia Mundial da Saúde de 2026, “esta ação ultrapassa o carácter simbólico da data, estabelecendo as bases para um projeto sustentado no tempo, assente na discussão, implementação e expansão de iniciativas internacionais em saúde”, garante a SPLS em comunicado.

Sob o conceito de proximidade e diálogo, o projeto promove tertúlias e encontros informais em diversos contextos, “aproximando profissionais de saúde dos cidadãos em ambientes acessíveis”. Este modelo “facilita a abordagem de temas prioritários como saúde cardiovascular, bem-estar físico e mental, prevenção da doença, promoção da literacia em saúde, rastreios e diagnóstico precoce”.

“Injusto”: Nutricionistas do SNS exercem como especialistas, mas recebem como estagiários

A iniciativa integra ainda a visão One Health, reconhecendo a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental, e reforçando a necessidade de respostas globais e integradas para desafios de saúde contemporâneos.

Ao envolver diferentes países e comunidades, este movimento promove uma cultura de participação ativa e partilha de conhecimento, “com impacto direto na capacitação das populações para decisões informadas e comportamentos mais saudáveis“.

“A literacia em saúde é uma ferramenta essencial para capacitar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre a sua saúde. Mais do que um momento, este projeto representa um compromisso contínuo com a prevenção, o bem-estar e a construção de sociedades mais conscientes e resilientes”, destaca a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida.

Tem dúvidas sobre as eleições aos Conselhos de Especialidade? Comissão eleitoral esclarece

Cristina Vaz de Almeida reforça também a relevância da iniciativa: “Este tipo de ações demonstra como a colaboração entre diferentes áreas da saúde pode gerar impacto real nas comunidades. A literacia em saúde é transversal a todas as especialidades e constitui uma base essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e a adesão aos cuidados de saúde.”

Acrescenta ainda que “levar a ciência e o conhecimento diretamente às pessoas, em ambientes acessíveis, e garantir continuidade destas iniciativas é fundamental para promover ganhos reais em saúde, desde o incentivo aos rastreios até à adoção de estilos de vida mais saudáveis.”

Com “uma forte adesão e impacto positivo junto das comunidades envolvidas”, este projeto posiciona-se como uma referência na promoção da saúde à escala internacional, demonstrando que “investir em literacia em saúde é investir no futuro, de forma contínua, integrada e sustentável”.