Entre o balanço de um mandato com “momentos mais exigentes” e ainda o arranque de um “novo capítulo”, a Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) formalizou, a 20 de dezembro, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a tomada de posse dos seus órgãos sociais para 2026.
Numa cerimónia de particular significado, marcada pela passagem de testemunho, os discursos reforçaram uma ideia comum: a federação é voz ativa, espaço de cidadania e ponte para o futuro da profissão.
No Auditório Professor Norberto Teixeira dos Santos ouviram-se as palavras de vários intervenientes: Catarina Lopes, presidente cessante da mesa da assembleia geral da ANEN, Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Pedro Graça, diretor da FCNAUP, Luísa Dias, presidente cessante da ANEN e Maria Jesus Pacheco, recém-eleita presidente da mesa da assembleia geral. Poderá ler os discursos na próxima edição da Revista VIVER SAUDÁVEL (jan-fev, 2026).
Seguiu-se o momento formal da cerimónia, com a prestação de juramento dos membros dos novos órgãos sociais: mesa da assembleia geral; conselho fiscal; departamentos de Ação Social, Comunicação e Imagem, Formação e Estágios, e Política e Relações Externas; e núcleo de gestão, encabeçado pela presidente da direção, Benedita Nápoles. Chamados um a um, os estudantes assumiram publicamente o compromisso de servir a ANEN e os colegas que representam.
“A voz dos estudantes”
Benedita Nápoles, nova presidente da direção da ANEN, encerrou a cerimónia com um olhar assumidamente projetado no futuro. “O dia de hoje marca o início de um novo capítulo na história da ANEN“, avançou, reafirmando “de forma firme e inequívoca, a continuidade de um compromisso coletivo com os estudantes e com o futuro da Nutrição em Portugal”.
Ao recordar que a ANEN celebra 15 anos em 2026, sublinhou que a associação, “mais do que um espaço de aprendizagem”, é “um instrumento de cidadania, capaz de fortalecer a consciência social e o compromisso com a profissão”. Os estudantes, defendeu, são agentes de mudança capazes de “transformar preocupações e ideias soltas em propostas mensuráveis e estratégicas”.
“Não nos limitamos a representar, propomos, reivindicamos, intervimos e exigimos abordagens que promovam a excelência da formação académica e a valorização profissional subsequente“, reforçou ainda.
A Revista dos Nutricionistas
Se é profissional de nutrição receba gratuitamente a sua VIVER SAUDÁVEL (em Portugal Continental e Regiões Autónomas). Para isso basta enviar um email para assinaturas@netfarma.pt com os seus contactos (Nome; Função/Cargo; Empresa/Instituição; Morada e Código Postal; Contacto Telefónico; E-mail) com cópia/digitalização da sua cédula profissional.




