Estudo: Sumo de arandos baixa pressão arterial 237

De acordo com um estudo de Anne Kivimäki, da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, e publicado na revista cientifica “Helsingin yliopisto”, beber sumo de arandos pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Os investigadores da universidade finlandesa usaram ratos geneticamente modificados para serem hipertensos. Dividiram-nos em três grupos e alimentaram-nos com sumo de arandos, mirtilos e groselhas. O objetivo era verificar qual destes três tinha um melhor desempenho em baixar a pressão arterial.

Após oito a dez semanas, no qual o sumo substituiu a água, concluíram que quanto maiores os níveis de polifenóis no sumo, mais sucesso tinham em baixar a pressão arterial.

Os ratos que consumiram o sumo de arandos tiveram uma maior redução na pressão sanguínea do que aqueles que beberam os outros sumos.

O sumo de arandos acabou por se destacar, mostrando também o seu potencial em impedir a expressão de genes associados à inflamação da aorta.

Os cientistas acreditam que a eficácia do sumo de arandos deriva, em grande parte, do seu efeito no sistema renina-angiotensina-aldosterona, que consiste numa série de reações concebidas para ajudar a regular a pressão arterial.

“Estas descobertas experimentais precisam de evidências de estudos clínicos comparativos em indivíduos saudáveis com pressão arterial levemente elevada que, a essa altura, receberam orientação nutricional e de estilo de vida em vez de terapia medicamentosa”, diz Anne Kivimäki, da Universidade de Helsínquia.

“O sumo de arandos não substitui a medicação, mas é um bom complemento alimentar”, concluiu a investigadora, em declarações à Universidade de Helsínquia.

Consulte o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa