Dieta Mediterrânica durante a gravidez pode ajudar filhos a manterem um peso saudável 378

Investigadores da Universidade de Oxford, concluíram que uma Dieta Mediterrânica durante a gravidez pode ajudar os filhos a manterem um peso saudável.

O trabalho, denominado por “Maternal diet in pregnancy is associated with differences in child body mass index trajectories from birth to adolescence”, é da autoria de Carmen Monthé-Drèze, Sheryl Rifas-Shiman, Izzuddin Aris, Nitin Shivappa, James Hebert, Sarbattama Sen e Emily Oken, e foi publicado na “The American Journal of Clinical Nutrition.

Os investigadores examinaram os hábitos alimentares de 1.459 mães e filhos e concluíram que as crianças têm mais probabilidade de ganhar peso entre os 3 e 10 anos de idade quando durante a gestação as mães consomem alimentos com potencial inflamatório, ricos em gordura saturada e gordura trans, como carnes, lacticínios e alimentos ultra-processados.

A pesquisa mostrou que os alimentos que comemos durante a gravidez podem influenciar o metabolismo da criança em crescimento, bem como os seus comportamentos alimentares e preferências alimentares.

A dieta durante a gravidez está associada a diferenças nas trajetórias do índice de massa corporal da criança desde o nascimento até a adolescência.

A razão porque isto acontece, os investigadores ainda não sabem responder. A resposta pode ser devido a que uma dieta rica em nutrientes durante a gestação impacte positivamente o feto, fazendo com que ele desenvolva um metabolismo mais saudável, ou então que os hábitos alimentares não saudáveis durante a gestação permaneçam mesmo depois do nascimento do bebé.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa