Covid-19: ON divulga Relatório sobre a atividade profissional dos nutricionistas 479

A Ordem dos Nutricionistas (ON) publicou no seu portal o segundo relatório dedicado ao impacto da covid-19 na atividade profissional dos nutricionistas.

“Este observatório tem como principais objetivos a monitorização e estudo das dimensões relativas às condições profissionais e da formação dos nutricionistas portugueses, para obtenção de dados de suporte à tomada de decisão”, indica o documento.

Este relatório tem como base o inquérito enviado via email a todos os membros com inscrição ativa na Ordem dos Nutricionistas a 29 de setembro de 2020.

As respostas foram recebidas entre 30 de setembro e 19 de outubro, tendo sido registado um total de 1263 respostas. Destas, foram validadas 1209, incluídas nos resultados da caracterização da amostra e na análise das diferentes variáveis.

O Relatório mostra que o ano de 2020 trouxe alterações significativas na atividade profissional, refletindo-se também na profissão de nutricionista em Portugal. Nesta avaliação destaca-se alguma estabilização, mas regista-se um aumento de desemprego, “determinado não só pela perda de emprego de profissionais empregados antes da pandemia, mas também pelos novos membros admitidos durante 2020, ainda que a maioria destes tenha reportado atividade profissional”, indica a ON, no seu portal.

A ON indica ainda que se vão proceder à “realização periódica de novos inquéritos, para uma monitorização próxima dos nutricionistas”.

Pode consultar o Relatório aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa