Construir a Nutrição: Visão Estratégica da ANEN para 2026 339

Por Benedita Nápoles (Presidente), Margarida Almeida (Vice-presidente Interna), Marta Bastos (Vice-presidente Externa), Mariana Oliveira (Tesoureira) e Carolina Dias (Secretária), da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN). 

 

Na Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN), acreditamos que o percurso de um nutricionista deve combinar o rigor académico com a vivência prática e o compromisso social, cultivando competências que vão além do saber técnico. Esta visão sustenta o plano de ação da ANEN para 2026, enquadrado na missão de preparar profissionais capazes de responder de forma integrada aos desafios atuais e futuros da profissão.

A preparação académica é o ponto de partida essencial, contudo, reconhecemos que os estudantes beneficiam de experiências que promovam competências complementares, como capacidade de comunicação, trabalho em equipa, pensamento crítico e liderança, que se consolidam em contextos práticos e comunitários.

O projeto Nutrir a Comunidade, iniciativa que, ao longo de várias edições, tem levado estudantes a realizar sessões de educação alimentar em públicos-alvo diversificados, reforça o papel do nutricionista na promoção de estilos de vida saudáveis e aproxima os estudantes da comunidade.

No plano de formação complementar, a ANEN continuará a promover vagas de estágio em diferentes contextos profissionais e pretende integrar, também, a vertente internacional no Programa de Estágios Observacionais.

Outro objetivo que traçamos prende-se com a continuidade de projetos como o Nutrição em Ação, que proporciona visitas em contexto profissional, onde os estudantes podem observar o papel do nutricionista em diferentes setores da indústria alimentar.

Madeira foi pioneira na contratação de nutricionistas

Paralelamente, a organização de eventos de grande impacto no calendário estudantil é uma componente estratégica da visão para 2026. Neste âmbito, destaca-se o Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN), que continuará a ser plataforma de formação, debate e networking para estudantes e recém-licenciados de todo o país, promovendo a partilha de conhecimento e a construção de redes.

Tendo por base o novo plano de atividades e a manutenção de relações com diversas entidades, a ANEN visa, assim, contribuir para a construção do futuro da Nutrição desde as suas camadas mais jovens. Acreditamos firmemente que os estudantes de Nutrição são agentes de mudança, que reavaliam paradigmas, exigem maior rigor científico e contribuem para uma prática mais próxima da realidade social em que intervém. Demonstram sentido crítico, consciência social e uma compreensão clara dos desafios contemporâneos que marcam a intervenção do nutricionista. Deste modo, é exigida uma formação que integre a vertente prática e envolvimento na comunidade, para que seja possível formar nutricionistas capazes de tomar decisões éticas e com impacto consciente e efetivo.

Este é o compromisso da ANEN para 2026 e para os anos que se seguem: fortalecer a formação dos estudantes, ampliar as oportunidades práticas, reforçar a importância do papel do nutricionista em equipas multidisciplinares e promover um impacto social positivo.

Porque o futuro da Nutrição começa com aqueles que hoje se formam para o construir.