O cheque-nutricionista, atualmente disponível para jovens do ensino superior, deverá ser brevemente alargado a todos os jovens entre os 15 e os 35 anos, avança a bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Liliana Sousa.
A implementação do cheque-nutricionista “será em breve alargado a todos os jovens entre os 15 e os 35 anos“, escreveu Liliana Sousa, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira em exclusivo na VIVER SAUDÁVEL, em celebração do 10.º aniversário da Revista dos Nutricionistas.
Ao apresentar um conjunto de medidas iniciadas e concretizadas ao longo dos primeiros dois anos de mandato – tal como a comparticipação, pela ADSE, de consultas de nutrição em ambos os regimes – a bastonária da ON lembrou a criação do cheque-nutricionista, para dar conta de que esta ferramenta passará a estar ao alcance de uma considerável maior fatia da população jovem.
“Conhecimento, rigor e solução”
Liliana Sousa integra o grupo de 10 nutricionistas de renome convidados pela VIVER SAUDÁVEL a refletir acerca dos últimos 10 anos de nutrição.
A representante da classe aprofundou a sua experiência profissional em contexto hospitalar durante a pandemia de Covid-19, um período difícil para os profissional de saúde no terreno: “Um utente infetado disse-me um dia que anotava os nossos nomes para que, quando tudo passasse, pudesse voltar e conhecer-nos além dos nossos olhos ou da nossa voz. Não o voltei a ver; não sei se regressou. Este foi o cenário por que muitos nutricionistas passaram e nesta altura, vários olharam para o caminho da profissão e viram um deserto”, recordou.




