Beber chá traz benefícios para o cérebro 292

Um estudo publicado na revista Aging, denominado por “Habitual tea drinking modulates brain efficiency: evidence from brain connectivity evaluation”, de um conjunto de cientistas da China e do Reino Unido, veio mostrar que beber chá traz benefícios para o nosso cérebro.

Estudos anteriores já tinham mostrado que beber chá era bom para a nossa saúde, desde a melhoria da saúde cardíaca à prevenção de certos tipos de cancro.

Esta investigação vem mostrar que certos ingredientes do chá mostraram ter propriedades que previnem o declínio cognitivo.

Os cientistas levaram a cabo uma experiência com idosos, de forma a testar os efeitos do chá na organização cerebral. Os voluntários foram divididos em dois grupos, de acordo com a frequência com que bebiam chá.

“Recrutamos participantes idosos saudáveis ​​para dois grupos de acordo com seu histórico de frequência de beber chá e investigamos redes funcionais e estruturais para revelar o papel do consumo de chá na organização do cérebro”, indica o documento.

Os investigadores notaram uma maior eficiência das conectividades funcionais e estruturais nos voluntários que bebem chá regularmente. Estes mostraram ter uma idade cognitiva mais jovem e uma possível desaceleração do declínio cognitivo. O que não se notou naqueles que não bebiam chá regularmente.

“Os resultados mostraram que o consumo de chá deu origem a uma organização estrutural mais eficiente, mas não teve um efeito benéfico significativo na organização funcional global. A supressão da assimetria hemisférica na rede de conectividade estrutural foi observada como resultado do consumo de chá. Não observamos efeitos significativos do consumo de chá na assimetria hemisférica da rede de conectividade funcional. Além disso, a força da conectividade funcional dentro da rede de modo padrão (DMN) foi maior para o grupo de beber chá, e a coexistência de forças conectivas crescentes e decrescentes foi observada na conectividade estrutural da DMN”, explica o estudo.

Assim sendo, o consumo regular de chá pode trazer vários benefícios para a nossa saúde, tal como indica a conclusão dos investigadores no documento divulgado.

“O nosso estudo oferece a primeira evidência da contribuição positiva do consumo de chá para a estrutura do cérebro e sugere um efeito protetor no declínio relacionado à idade na organização do cérebro”, concluem.

Pode consultar o estudo aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa