ANEN – Perspetivar o futuro como alicerce para um crescimento expressivo e sustentado 460

A efetiva implantação de uma Federação, robusta e consolidada, na sociedade civil é indissociável de uma planificação estratégica e de uma visão crítica e assertiva, direcionada para o futuro.

Neste sentido, a atual Direção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) alavancou esforços para a concretização de um documento estratégico, orientador dos trabalhos da Federação nos próximos 2 anos.

Após os processos de reestruturação e revitalização que marcaram o mandato anterior, surgiu a necessidade de enumerar e registar as metas que a ANEN se propõe a alcançar a longo prazo, garantido, assim, uma progressão contínua e um crescimento expressivo e sustentado no panorama associativo português.

Esse documento orientador, denominado Visão Estratégica 2023-2025, encontra-se alicerçado em três prioridades estratégicas, que visam assegurar o desenvolvimento ininterrupto da Federação nos 2 anos vindouros.

Assim, de agora em diante, devem constituir premissas centrais da atuação dos próximos dirigentes a garantia de uma representação exímia dos Estudantes de Nutrição, o aumento do alcance da ANEN, tanto a nível nacional como além-fronteiras, e a exponenciação do reconhecimento da Federação junto daqueles que representa e das demais entidades parceiras.

Além disso, a sustentabilidade financeira da ANEN é inalienável do cumprimento das metas estabelecidas, garantindo a não escassez dos recursos necessários à prossecução dos fins estabelecidos em Plano de Atividades.

Em síntese, a estratégia de fundo assumida deve continuar a centrar-se nos três campos de atuação seguintes – intervenção política, ação social e formação e pedagogia. Dentro destes, os três focos de ação prioritários para os Órgãos Sociais da ANEN no período 2023-2025 são:

  • A representação dos Estudantes de Nutrição a nível nacional e internacional;
  • O aprimoramento das ferramentas de comunicação existentes, com aumento do alcance nas plataformas digitais;
  • A potencialização dos mecanismos de gestão interna em vigor, com garantia, a longo prazo, de sustentabilidade a nível financeiro e ambiental.

A Visão Estratégica 2023-2025 da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição foi apresentada aos Associados e Estudantes de Nutrição no passado dia 21 de dezembro, na 2ª Assembleia Geral Extraordinária do mandato 2022/2023, decorrida em Lisboa. Após um proveitoso momento de discussão entre os presentes, no qual foi reconhecida a relevância da implementação de um documento desta natureza, todas as propostas de alteração à sua redação foram consideradas, o que culminou na sua aprovação por unanimidade.

Deste modo, os dirigentes cujo mandato seja abrangido pelo espaço temporal de vigência do presente documento estratégico, a iniciar-se no dia 1 de janeiro de 2023, deverão ter em consideração as disposições apresentadas na elaboração do respetivo Plano de Atividades, garantido a efetiva concretização das mesmas.

Leonor Quelhas Pinto e Rodrigo Bernardo

Presidente e Vice-Presidente da Direção da ANEN – Associação Nacional de Estudantes de Nutrição

WordPress Ads
Envie este conteúdo a outra pessoa