Alexandra Bento: “Trabalharemos pelo valor da Profissão” (exclusivo) 383

Na sequência das eleições para a Ordem dos Nutricionistas do passado dia 12 de outubro, Alexandra Bento, que encabeçou a Lista A “Alexandra Bento – Pelo Valor da Profissão” comentou para o viversaudavel.pt os resultados do ato eleitoral.

Fique com a declaração na íntegra:

“Foi com muito orgulho e responsabilidade que recebemos os resultados do terceiro ato eleitoral da Ordem dos Nutricionistas.

Orgulho pelo caminho que os nutricionistas já percorreram e por pertencer a uma classe profissional eclética e com massa crítica.

Responsabilidade porque o voto que em nós depositaram representa a confiança, mas também o olhar atento e o escrutínio informado daqueles que efetivamente contribuíram, contribuem e contribuirão para o valor da profissão de nutricionista.

66% dos votos foram confiados à nossa lista e isso só demonstra que os nutricionistas reconhecem o trabalho até aqui alcançado e confiam em nós os desafios que se avizinham.

No entanto, o ato eleitoral só contou com a participação de 1827 dos 3510 eleitores da Ordem dos Nutricionistas, o que representa uma abstenção de 47,9%. Este número é preocupante e espelha aquilo que temos verificado em todas as eleições em Portugal, não só no que diz respeito a instituições e ordens, como também nas europeias e legislativas. O número de abstenção não para de aumentar desde 1979. A título de exemplo, nas últimas eleições legislativas mais quatro milhões e 250 mil pessoas não se deslocarem à mesa de voto onde estavam recenseados (45,5%).

Os apelos para reduzir a abstenção ao longo de toda a campanha não tiveram o efeito esperado, pelo que reforçaremos o trabalho para continuar a envolver toda a classe naquele que é o papel da Ordem dos Nutricionistas. Tal como até ao momento temos vindo a fazer em encontros profissionais, em consultas públicas, congressos, entre outros.

No mandato que iremos iniciar trabalharemos, como sempre, pelo valor da Profissão.”

Recorde-se que a Lista de Alexandra Bento, venceu as eleições com 1210 dos votos contra 568 dos votos da Lista B, encabeçada por Fernando Pichel.

Envie este conteúdo a outra pessoa