Com a inauguração do novo Hospital de Sintra, a Unidade Local de Saúde de Amadora/Sintra cresceu e saiu reforçada com a contratação de sete novos nutricionistas.
A informação foi avançada esta segunda-feira (14) pela Ordem dos Nutricionistas (ON) nas redes sociais, na sequência da visita da bastonária, Liliana Sousa, às instalações da nova unidade de saúde, que irá beneficiar cerca de 550 mil utentes.
A bastonária “esteve presente na inauguração do Hospital de Sintra, uma nova unidade da ULS Amadora/Sintra, que vem reforçar a resposta do SNS à população, nomeadamente nos cuidados nutricionais, através da contratação recente de 7 nutricionistas para esta ULS“, informou a Associação Pública Profissional.
De acordo com a ON, a deslocação “permitiu ainda um contacto próximo com alguns dos colegas nutricionistas que integram esta equipa, coordenada por Conceição Sousa”.
Houve ainda destaque para o “compromisso, com os colegas e com o presidente do conselho de administração, Carlos Sá, de uma visita da ON em breve, com o objetivo de aprofundar o diálogo e reforçar mais ainda a cooperação entre instituições“.
60 camas de internamento
A nova unidade hospitalar vai dar apoio ao Hospital Amadora-Sintra, um dos maiores na região de Lisboa e Vale do Tejo, passando a atender os casos não urgentes no serviço de urgência.
Reformulação dos alimentos: Com o envolvimento de todos, “os resultados acontecem”
O novo Hospital de Sintra, que começou a ser construído há quatro anos, está situado no Casal da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins, com área coberta de 10.500 metros quadrados e descoberta de 49.000 m2.
Representa um investimento de cerca de 81 milhões de euros, entre construção e aquisição de equipamentos, e irá beneficiar 550 mil utentes, informa a agência Lusa.
O Hospital de Sintra conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro.
Dispõe também de um serviço de urgência básica para fazer cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, 60 camas de internamento, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.




