A Universidade da Beira Interior (UBI) assegurou um financiamento nacional para 19 projetos de investigação, em áreas que vão desde a saúde à inteligência artificial, passando pela sustentabilidade energética, materiais inovadores e tecnologias de informação e comunicação, entre outras.
Do total de projetos aprovados, alguns são liderados pela UBI e noutros a instituição participa como parceira.
Nos projetos em parceria com outras instituições nacionais, destacam-se o:
- “Red4Cardio” (IPG), com Gilberto Alves, que tem como objetivo desenvolver formulações naturais à base de frutos vermelhos para prevenir doenças cardiovasculares.
- “SpermFit” (Universidade de Aveiro), com Branca Silva, que pretende abordar os efeitos transgeracionais da obesidade paterna infantil através de intervenções para perda de peso.
Financiamento
O apoio, de acordo com o portal da UBI, surge no âmbito do concurso de 2024 para Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e traduz-se na captação de um valor superior a 4 milhões de euros para os 19 projetos, cofinanciado por fundos europeus, nomeadamente pelo COMPETE2030 e pelos Programas Regionais do Norte, Lisboa, e Algarve, e por verbas da FCT, através do Orçamento do Estado.
Para a concretização dos trabalhos, a UBI investirá cerca de 372 mil euros em fundos próprios.




