Portugueses vão comer mais de quatro mil toneladas de bacalhau na consoada 199

Segundo declarações de Johnny Thomassen, diretor para Portugal do Conselho Norueguês dos Produtos do Mar (NSC), os portugueses vão comer entre quatro e cinco mil toneladas de bacalhau nesta consoada, cerca de 30% do consumo total.

“O consumo de bacalhau da Noruega na época natalícia representa cerca de 30% do total anual, estimando-se que na noite de consoada sejam consumidas entre quatro a cinco mil toneladas de bacalhau em Portugal”, referiu Johnny Thomassen, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o diretor do NSC, estes números não deverão ser impactados pela pandemia de covid-19.

Portugal é responsável por 20% do consumo de bacalhau no mundo, posicionando-se assim como o mercado que mais prefere este peixe, com 70% de todo o bacalhau consumido em Portugal a vir da Noruega.

“O bacalhau demolhado ultracongelado representa 20% do mercado e o bacalhau seco salgado os restantes 80%. O mercado de bacalhau demolhado ultracongelado cresceu cerca de 8% entre setembro de 2019 e setembro de 2020, enquanto o bacalhau seco salgado se mantém relativamente estável, com uma ligeira diminuição de 1%”, indicou o NSC.

Envie este conteúdo a outra pessoa