O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, pela primeira vez, dois cursos na área da promoção da alimentação saudável.
A formações, de acesso gratuito, são dirigidas a profissionais dos cuidados de saúde primários e das autarquias locais, “com o objetivo de reforçar a implementação de ações de promoção da alimentação saudável ao nível local, mais próximas das populações e ajustadas às suas necessidades específicas”.
Segundo o PNPAS, “estes cursos representam uma abordagem inovadora e prática, que coloca no centro da ação quem está mais próximo das pessoas — os profissionais que, no terreno, podem verdadeiramente fazer a diferença na melhoria da saúde e do bem-estar da população”.
O primeiro – Promoção da Alimentação Saudável nos Cuidados de Saúde Primários: da prevenção à prática clínica – pretende “apoiar médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde na integração da promoção da alimentação saudável na prática clínica e nas ações de promoção da saúde, reforçando o papel dos cuidados de saúde primários na prevenção da obesidade e de outras doenças crónicas”.
Já a segunda formação – Promoção da Alimentação Saudável nas Autarquias – “visa capacitar técnicos e decisores locais para integrarem a alimentação saudável nas políticas municipais, incluindo áreas como a alimentação escolar, as compras públicas alimentares e a criação de ambientes locais saudáveis”.
Em jeito de conclusão, a DGS “reforça o seu compromisso em aproximar o conhecimento da prática, promovendo uma ação coordenada entre saúde, educação, ação social e poder local, essencial para criar ambientes alimentares mais saudáveis em Portugal”.
Saiba mais acerca dos dois cursos na área da promoção da alimentação saudável aqui.




