PNAEQ abre inscrições para programas de avaliação em Microbiologia de Alimentos 693

O Programa Nacional de Avaliação Externa na Qualidade Laboratorial (PNAEQ) abriu as inscrições anuais para os programas de avaliação nas áreas da Microbiologia de Alimentos e da Microbiologia de Águas.

Inserido no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, na Unidade de Avaliação Externa da Qualidade do Departamento de Epidemiologia, o PNEAQ, através destes dois programas, “permite aos laboratórios, públicos e privados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica”, refere o INSA no seu site.

Partindo do pressuposto de que a informação gerada pelos laboratórios da área da microbiologia alimentar “é a base de tomada de decisões com repercussões quer na área da saúde, quer na da economia”, os resultados impactam. Se um resultado positivo “pode originar uma desnecessária eliminação de um género alimentício, com forte impacto financeiro, um resultado falso negativo pode ter sérias implicações em saúde pública”.

São 10 os esquemas disponibilizados, acreditados pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS), “de acordo com a ISO/IEC 17043 – Conformity assessment – General requirements for proficiency testing, exceto o Norovirus and Hepatitis A Virus Scheme, que se encontra em processo de acreditação”. Ambos os programas se inserem num programa mundial com mais de 60 países, coordenados pela Food and Environmental Proficiency Testing Unit (FEPTU) da UK Health Security Agency (UKHSA).

Com mais de 300 participantes, informa o INSA, o PNAEQ “mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto e seleção de amostras controlo, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse”.

Envie este conteúdo a outra pessoa