Pedro Graça reeleito diretor da FCNAUP: “A profissão não é um mar de rosas” 1144

Pedro Graça foi esta sexta-feira reeleito por unanimidade para um segundo mandato na liderança da direção da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Também eleito Nutricionista do Ano a 25 de novembro nos Prémios Viver Saudável, o responsável mostra-se satisfeito com o “voto de confiança”.

À Viver Saudável, Pedro Graça referiu que esta reeleição também advém do “conhecimento prévio” do que foi feito entre 2018 e 2022. “Creio que viram o nosso trabalho como positivo e em função disso confiaram o novo mandato”, explica, acrescentando que os objetivos do início do mandato estavam cumpridos no final do mesmo. “Tem também a ver com as propostas que fizemos agora e o Conselho de Representantes ter identificado essas propostas como válidas para o crescimento e afirmação da casa da nutrição. É confiança no passado e no que estamos a propor”, frisa.

Agora, para o futuro e “depois de quatro anos de crescimento”, Pedro Graça garante que os próximos quatro anos são, sobretudo, para dar “sustentabilidade ao crescimento”.

Destacou que a FCNAUP “cresceu em tudo, do novo edifício aos cursos, à educação contínua e ao serviço à comunidade, por exemplo”. “Durante os próximos quatro anos a nossa ideia principal é sustentar, para que as coisas estabilizem e possamos pensar em questões como a qualidade do serviço para os nossos estudantes e clientes e dar conforto aos recursos humanos para trabalharem em qualidade”, diz enumerando três grandes bandeiras para este novo mandato.

Primeiro, destacando “a situação de crise económica que se vive, os nutricionistas têm de ser uteis à sociedade”. “Não podemos estar alheados das dificuldades”, refere, dizendo logo de seguida que o segundo ponto tem a ver com o “mundo em mudança na vida dos estudantes, que viveram em pandemia e estão no mundo digital que tem uma maneira diferente de olhar para as coisas”. “Temos de acrescentar a isto os valores da nossa faculdade: solidariedade, respeito, servir a comunidade e reforçar também o sentido ético”, frisa. “Para mim é o grande desafio”, garante.

Em terceiro lugar, o diretor da FCNAUP diz que “existe uma desproporção entre a afirmação dos nutricionistas na sociedade e o que eles podem contribuir”. “Podemos contribuir para uma sociedade livre de doenças e para que isso aconteça temos de estar no terreno”, diz.

Prémios VS: Pedro Graça é o Nutricionista do Ano e agradece reconhecimento

Sobre a atualidade e realidade da nutrição e dos nutricionistas em Portugal, Pedro Graça alerta para o facto de ser necessário “sublinhar o trabalho de elevadíssimo mérito dos muitos colegas no terreno, o que é essencial para afirmar a profissão”. “Trabalhamos em saúde publica e em investigação, por exemplo, com gente de altíssima qualidade e serviços de muito mérito e muito valor. Os colegas de excelência devem ser relembrados”, garante.

O diretor da FCNAUP não esqueceu os “colegas nutricionistas mais jovens que ainda estão à procura de oportunidade, precisando de ajuda dos que estão na profissão há mais tempo e é preciso pensar todos os dias no que fazer para que os colegas mais novos tenham uma boa carreira com boa remuneração”.

“A profissão não é um mar de rosas, temos muita gente em multi emprego e em condições que não são as ideais. Temos de ter solidariedade para com os mais jovem, para que encontrem o seu caminho e valorizar os que já cá estão, para serem referência”, finalizou Pedro Graça.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa