Pedro Graça recebe Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde 0 212

O Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, recebeu na passada sexta-feira, no âmbito da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

Licenciado em Ciências da Nutrição e doutorado em Nutrição Humana pela FCNAUP, Pedro Graça é docente na Universidade do Porto desde 1997, regendo as unidades curriculares de Política Nutricional e de Comunicação na Licenciatura em Ciências da Nutrição, como informa uma notícia do site da U. do Porto.

Além da atividade académica e científica, o diretor tem-se vindo a notabilizar no desempenho de funções de relevo em vários organismos e internacionais na área da Nutrição e da Saúde Pública.

Membro do Conselho Científico da ASAE e ponto focal português da OMS e Comissão Europeia na área da alimentação, é, desde 2010, o coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, da Direção Geral da Saúde (DGS). Em 2016, passou a assumir a direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, cargo que presidiu até à sua eleição como diretor da FCNAUP.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, presidiu à sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que este ano foi subordinada ao tema “Cobertura Universal de Saúde”. Sob este mote, o Dia Mundial da Saúde 2019 teve como objetivo o reforço da importância daquela que é a missão principal da OMS. Enquanto são realçados os progressos no acesso aos cuidados de saúde, salienta-se também que milhões de pessoas em todo o mundo vêem-se ainda forçadas a escolher entre cuidados de saúde e outras despesas diárias, tais como alimentos.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa