Ordem dos Nutricionistas ouvida na Assembleia da República 451

A Ordem dos Nutricionistas teve uma audiência na Assembleia da República, com a Comissão para o Acompanhamento da aplicação das Medidas de Resposta à Pandemia da Doença COVID-19 e do Processo de Recuperação Económica e Social, que decorreu no passado dia 17 de fevereiro, onde os diversos grupos parlamentares ouviram Alexandra Bento, bastonária da ON.

A bastonária referiu que os maus hábitos alimentares da população portuguesa, que apresentavam números já preocupantes e prévios à pandemia que atravessamos, têm vindo a piorar sendo assim necessários mais estudos periódicos.

“A alteração e deterioração dos hábitos alimentares que temos vindo a verificar, associadas às quebras de rendimentos dos agregados familiares, levam ao claro aumento da insegurança alimentar, sendo necessária a tomada de medidas urgentes”, frisou Alexandra Bento.

Além disso, foram abordadas questões como o número insuficiente de nutricionistas em diversas áreas fulcrais, tendo sido feita referência ao concurso de 40 vagas para os Cuidados de Saúde Primários, que decorre desde 2018.

A bastonária destacou, também, o trabalho desenvolvido pelos nutricionistas para colaborar na mitigação e combate à pandemia.

Pode assista à audição completa da bastonária da ON na AR, no link.

Envie este conteúdo a outra pessoa