Ordem dos Nutricionistas assinala Dia Mundial da Hipertensão com prova cega de sopas 0 182

Na passada sexta-feira, 17 de maio, a Ordem dos Nutricionistas promoveu uma prova cega de sopas dirigida a jornalistas. A iniciativa pretendeu assinalar o Dia Mundial da Hipertensão alertando para o excesso de sal todos os dias consumido pelos portugueses.

«Este ano quisemos destacar a sopa, uma vez que, apesar dos seus potenciais benefícios dado à sua riqueza em hortícolas e leguminosas, esta é também um dos maiores veículos de sal escondido, tal como o pão», assinala a Bastonária num comunicado enviado pela Ordem dos Nutricionistas.

Segundo a própria, «No caso do pão, o governo tem já produzida legislação para controlar o teor de sal, mas há outros alimentos que continuam a padecer do mal do sal escondido, como é o caso da sopa» A Bastonária lembra que «está na mão de todos reduzir, pelo menos para metade, a quantidade de sal colocada na sopa».

Com esta iniciativa, a Ordem dos Nutricionistas pretende mostrar, através de uma prova cega de várias sopas com diferentes quantidades de sal, que a diferença se dá na saúde das pessoas.

É ainda lembrado que os portugueses consomem o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e que atualmente cerca de 40% dos portugueses sofre de hipertensão.

Envie este conteúdo a outra pessoa