Nutricionistas são “extraordinários” e devem ser mobilizados 419

Para Manuel Pizarro, ministro da Saúde entre 2022 e 2024, os nutricionistas são “extraordinários profissionais” que devem ser valorizados e mobilizados. Deputado reconhece que área tem sido “relativamente negligenciada”.

“Espero que momentos como este alertem mais os diferentes responsáveis governamentais e políticos para a importância desta área que tem sido, de facto, reconheço, relativamente negligenciada”, explicou Manuel Pizarro, referindo-se à gala dos Prémios VIVER SAUDÁVEL, onde marcou presença no passado dia 21 de novembro.

O atual deputado do Partido Socialista na Assembleia da República alertou que “a grande ameaça à saúde dos portugueses são as doenças crónicas não transmissíveis” e que “todas elas, mais ou menos diretamente, estão relacionadas com os hábitos alimentares e comportamentais”.

Neste sentido, apontou em entrevista, “temos mesmo de mobilizar esses extraordinários profissionais que são os nutricionistas para nos ajudarem nesta causa”.

Na Gala da Nutrição, o anterior responsável pela pasta governamental da Saúde considerou que “os temas da promoção da saúde são absolutamente centrais num país como Portugal”. Lembra ainda que “grande parte da nossa saúde passa pela nutrição” e aponta o “papel decisivo” da VIVER SAUDÁVEL nessa agenda.

Aceda às declarações de Manuel Pizarro na passadeira azul:

 

Recorde os cinco vencedores aos Prémios VS 2024 nas categorias de Projeto do Ano em Investigação; Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação Coletiva e Restauração, bem como a Nutricionista do Ano, Ana Gabriel Cabilhas. Cerimónia registou um número recorde de convidados.

Os Prémios VIVER SAUDÁVEL 2024, uma iniciativa da Revista VIVER SAUDÁVEL, contam com o patrocínio da FRESENIUS KABI e da Cuétara: Bolachas dos Marinheiros e com o apoio da APN, da APNEP, da FIPA e da ANEN. O portal VIVER SAUDÁVEL e a e-newsletter VSnews são os media partners deste evento.