Nutrição em Rede: “Um excelente Simpósio” nas mãos de uma “equipa de excelência” 913

O Serviço de Dietética e Nutrição (SDN) da ULS de Santa Maria realizou, a 30 de outubro, o Simpósio “Nutrição em Rede: Clínica, Alimentação Coletiva e Saúde Pública para um Sistema Alimentar Integrado“.

Inserido nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, o evento de caráter “formativo e reflexivo reuniu cerca de duas centenas de profissionais, investigadores e estudantes na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para debater a intervenção nutricional informada, eficaz, sustentável e ética”, informa a ULS no seu portal.

Para Patrícia Almeida Nunes, diretora do SDN, “uma equipa de excelência só poderia organizar um excelente simpósio”. Nas redes sociais, a nutricionista demonstrou o seu orgulho para com a equipa do seu Serviço e agradeceu a todos os que colaboraram na concretização deste evento.

FMUL celebra 200 anos com concerto de encerramento na Aula Magna da Universidade de Lisboa

Carlos das Neves Martins, presidente do Conselho de Administração da ULS de Santa Maria, destacou, na sessão de abertura, a importância da nutrição como um ato de humanização dos cuidados. “Queremos que o SDN reflita num plano para o triénio 2026/2028, em linha com a visão e estratégia da própria instituição, que reforce o seu carácter transversal dentro de toda a ULS, mas também de aprofundamento da proximidade ao cidadão”. Essa ligação, acredita, necessita de processos inovadores e de equipas multidisciplinares.

Reforço histórico 

Em março passado, a VIVER SAUDÁVEL havia já noticiado a contratação histórica de 10 nutricionistas em simultâneo – agregados numa equipa com mais de 50 profissionais, 41 deles nutricionistas. Poderá ler a reportagem completa na edição número 94 (março-abril, 2025) da Revista dos Nutricionistas.

Reforço histórico: Serviço de Dietética e Nutrição do Santa Maria contrata 10 nutricionistas

Agora, o Conselho de Administração “veio sublinhar o compromisso de dar prioridade a esta área, em linha com o reforço de capital humano que tem sido realizado ao longo de todo o mandato”, informa a ULS. O SDN monitoriza 6 mil refeições por dia nos seus hospitais e, por ano, é responsável por 16 mil consultas, sendo que, destas, cerca de 5 mil representam primeiras consultas.