Nutri-score considerado o sistema de rotulagem mais eficaz pelos portugueses 0 724

Um estudo realizado em Portugal indica que o sistema de rotulagem Nutri-score é o o sistema de rotulagem mais eficaz para os consumidores portugueses.

De acordo com os resultados preliminares divulgados, e após a análise a vários sistemas de rotulagem, o Nutri-score distinguiu-se dos demais por “avaliar facilmente os alimentos de forma global, permitindo uma fácil compreensão da sua qualidade nutricional”.

Para esta análise, foram atribuídos pontos “positivos” ao teor em proteínas, fibras, fruta, vegetais, leguminosas e frutos secos, e “negativos” ao teor de ácidos gordos saturados, açúcares, sal e calorias. Isto permite efetuar uma avaliação da qualidade nutricional no seu todo, ajudando os consumidores a tomar melhores decisões no momento de compra.

Serge Hercberg, médico especialista em epidemiologia e nutrição, corresponsável por este estudo, indica que “o Nutri-score é um sistema de classificação nutricional, com robusta evidência científica. A avaliação dos alimentos é feita de forma global, considerando sempre 100g e não a porção individual do alimento, possibilitando assim uma fácil comparação entre alimentos de uma mesma categoria ou entre um tipo de alimento de diferentes marcas. O nosso objetivo é que o consumidor perceba claramente o valor nutricional do produto que adquire, podendo assim fazer escolhas conscientes e acertadas para a sua saúde. O Nutri-score tem demonstrado, nos vários estudos comparativos, ser claramente o sistema que permite ao consumidor entender mais facilmente quais os alimentos com um melhor equilíbrio nutricional e os resultados preliminares de Portugal parecem estar alinhados com a tendência internacional”.

Foram cerca de 1000 os portugueses que participaram neste estudo. Este será publicado no inicio de 2020, e foi realizado por uma equipa internacional com investigadores portugueses, australianos e franceses, e replicou o protocolo do FOP-ICE (Front-of-Pack International Comparative Experimental).

França e Bélgica já definiram o Nutri-score como o sistema de rotulagem oficial, enquanto que a Espanha, Alemanha, Holanda e Suíça estão em vias de o adotar.

Em Portugal está a decorrer uma petição, apoiada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que defende a utilização obrigatória do Nutri-score na Europa, de forma a uniformizar o sistema de rotulagem nos 28 estados-membros.

Envie este conteúdo a outra pessoa