A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) lançou esta quinta-feira o “Manual de Equivalentes Alimentares Orientado para o Controlo de Proteína, Fósforo e Potássio”.
De acesso livre, a nova ferramenta é lançada no Dia Mundial do Rim e procura apoiar nutricionistas e estudantes de nutrição, num período histórico onde oito a 10% da população mundial é afetada por doença renal crónica.
Este é o primeiro volume da Coleção FCNAUP, no mesmo ano em que se celebram os 50 anos do primeiro curso de Nutricionismo em Portugal, precisamente na Universidade do Porto (UP).
A instituição de ensino superior inaugura assim “uma coleção de livros técnicos produzidos por docentes e investigadores com o objetivo de melhorar a compreensão de temas relacionados com as ciências da nutrição”, salienta Pedro Graça, diretor da FCNAUP, citado na página da UP.
O nutricionista, eleito “Nutricionista do Ano” nos Prémios VIVER SAUDÁVEL em 2022, assegura que o manual pretende “auxiliar os nutricionistas a desenvolver planos alimentares adequados à exigência clínica de doentes que necessitem de um controlo mais rigoroso do aporte proteico”.
Luísa Campos, Margarida Sarmento Dias, Rui Poínhos e Sílvia Pinhão são os autores desta obra, que conta ainda com revisão científica de Nuno Borges e Bruno Oliveira.
De acordo com a UP, “o manual foi construído a partir da tabela de Composição de Alimentos Portuguesa e de fontes internacionais de referência para o cálculo de planos alimentares em que o teor proteico seja especialmente relevante”. Nele constam listas de equivalentes alimentares detalhados com informação sobre “energia, macronutrientes, sódio, fósforo, potássio e água, tendo sido organizada por grupos e subgrupos“.
Destinada a nutricionistas e estudantes de nutrição, o manual quer contribuir para o acompanhamento pessoas com doença renal crónica, doença hepática ou outras situações clínicas.
Aceda ao “Manual de Equivalentes Alimentares Orientado para o Controlo de Proteína, Fósforo e Potássio” aqui.




